
Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta
Às 18h desta sexta-feira (8), na Secretaria de Cultura (Secult), ocorre o coquetel de abertura da exposição “Tráfego Cultural em ‘ouro branco’ – Cenas da doçaria com inspiração portuguesa além-mar e na riqueza do conceito P&B”, que conta com apoio institucional da Prefeitura de Pelotas. A fotógrafa e antropóloga Simone Bilhalva assina a autoria, produção e direção do projeto, que também contará com workshops. As fotos em P&B podem ser vistas até o dia 28 deste mês, na sala Antônio Caringi da Casa Dois – Praça Cel. Pedro Osório, 2.
A exposição fotográfica investiga, documenta e celebra os intercâmbios culturais entre Portugal e Brasil, por meio da doçaria conventual portuguesa e sua influência em Pelotas – há décadas reconhecida como Capital Nacional do Doce. Simone utiliza o conceito estético em preto e branco (P&B) como linguagem simbólica e afetiva, e destaca o intercâmbio luso-brasileiro, com enfoque nas receitas transmitidas por gerações, técnicas adaptadas à realidade brasileira e a identidade doceira como herança além-mar.
O lançamento do Projeto ocorreu no dia 1º de agosto, com um Workshop, no estande da Prefeitura na Feira Nacional do Doce (Fenadoce).
Serviço:
Exposição “Tráfego Cultural em ‘Ouro Branco’”
Local: Sala de exposição Antônio Caringi, na Casa Dois (sede da Secult, Praça Cel. Pedro Osório, 2)
Visitação aberta ao público, de 11 a 28 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h (expediente da Prefeitura)
Oficinas:
Oficinas “Arte & Cult – Cor” e “Arte & Cult – Argila”
Voltada a estudantes da rede municipal de ensino (pré-agendadas pela SME)
Dias 12 e 13 de agosto, das 14h às 16h
Local: Bistrô da Casa Dois (sede da Secult, Praça Cel. Pedro Osório, 2)
Oficinas “Arte & Cult – Fotografia”
Voltada a estudantes do IFSul Pelotas, UFPel e SESC
Inscrições podem ser feitas na hora.
Dia 14 de agosto, das 14h às 16h
Local: Bistrô da Casa Dois (sede da Secult, Praça Cel. Pedro Osório, 2)
Para mais informações, contate a diretoria de Manifestações Populares da Secult pelo e-mail mpopsecult@gmail.com.