Vice-prefeita prestigia abertura da exposição Caminhos da Fé
Na manhã desta quarta-feira (5), a vice-prefeita Daniela Brizolara, prestigiou a abertura da exposição “Caminhos da Fé: 10 anos da Procissão do Bará do Mercado Central de Pelotas”, que pode ser visitada até sexta-feira (7), das 9h às 14h, na sede da Secretaria de Cultura (Secult), na Casa Dois do Centro Histórico.
“Hoje foi mais um dia importante para a população preta de Pelotas, principalmente para as pessoas que têm uma relação com as religiões de matriz africana. Termos essa exposição comemorativa aos 10 anos da Procissão do Bará do Mercado Central é um momento de celebração e de reconhecimento da importância, não apenas do Bará, mas de todos os orixás”, destacou Daniela.
Fotos: Volmer Perez/Secom
A vice-prefeita aproveitou a oportunidade para parabenizar Pai Juliano de Oxum e Dina Lessa Bandeira – proponente do projeto Contemplado pelo Edital nº 001/2025 de Chamamento Público Fomento a Projetos Culturais e Áreas Periféricas da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), lançado no primeiro semestre do ano pela Secult – "por esse momento histórico que ficará na memória do nosso povo preto africanista pelotense".
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secult, é apoiadora institucional do evento. A exposição ocupa as duas salas de exposições da Secult: Sala Antônio Caringi e Sala Inah Costa.
O projeto incluiu o “Seminário Caminhos da Fé: Estratégias de Enfrentamento à Intolerância Religiosa”, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, das 13h30min às 17h30min, no auditório do Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na Casa Oito. Após, houve Caminhada até o Mercado Central para Grande Axé do Bará e manifestações religiosas com a presença de autoridades religiosas.