Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas
A 51ª edição da Feira do Livro foi oficialmente aberta no fim da tarde desta sexta-feira (31) na praça Coronel Pedro Osório, Centro Histórico de Pelotas, com a presença do prefeito Fernando Marroni. Em sua fala, o chefe do Executivo destacou a importância do evento na vida cultural da cidade e do seu papel na afirmação do município em seu histórico a favor da ciência, da cultura e do conhecimento. A Feira do Livro, cujo tema este ano é “A vida acontece em capítulos”, se estende no local até o dia 16 de novembro, diariamente, das 14h às 21h.
“Num momento em que o mundo vive questionamentos sobre a ciência, a cultura e o próprio conhecimento, Pelotas reafirma a sua convicção: é através do livro, da leitura e da arte que podemos manter os laços que nos unem como sociedade. O livro é a casa do pensamento e a morada da liberdade”, disse Marroni em seu discurso na abertura da Feira.
O prefeito Fernando Marroni entre as duas patronas na Feira do Livro de Pelotas este ano, Maria Alice Estrella e Aléxia Porto, durante a cerimônia de abertura do evento, na noite desta sexta-feira (31) na praça Coronel Pedro Osório (Fotos: Volmer Perez/Secom)
O prefeito ressaltou sua alegria em participar do evento, que se configura em espaço de encontros, afetos e pensamento. “É onde Pelotas reafirma sua alma criativa, sua inteligência e o seu amor pela cultura”, ratificou.
Marroni também fez menção ao tema da atual edição. Para ele, o capítulo desta 51ª Feira do Livro de Pelotas traz pela primeira vez duas melhores como patronas, as poetas Aléxia Porto e Maria Alice Estrella: “Juntas, elas traduzem o espírito deste tempo, um tempo que pede escuta, diversidade e diálogo entre gerações”
Ao final, o prefeito agradeceu à entidade realizadora, Câmara Pelotense do Livro, aos autores, livreiros, professores, estudantes e ”a todos que fazem parte dessa bela tradição”. “É um orgulho ser pelotense, viver em Pelotas e viver a cultura dessa cidade. Que tenhamos todos uma grande Feira do Livro”, concluiu.
Prefeitura presente
A Feira do Livro começou na Prefeitura antes mesmo da abertura das bancas. Desde o início de outubro o município mobiliza secretarias e o Sanep em apoio à realização do evento. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) coordenou, desde o dia 3 deste mês, a obra de reforma no piso da praça, com a substituição de 1,5 mil ladrilhos hidráulicos, conforme levantamento feito pela Secretaria de Cultura (Secult). A instalação das novas peças começou pela calçada da rua Lobo da Costa, por três trechos nos caminhos laterais dos banheiros e pelo redondo da praça. A obra ganhará uma pausa durante a Feira e será retomada em seguida.
Outra obra, no entanto, também com coordenação da Seurb, não terá direito à pausa. Coincidindo com o evento, é executada a etapa de escavação arqueológica que compõe o cronograma de trabalhos de reforma dos banheiros da praça Coronel Pedro Osório. O processo que reúne, além da Seurb, a Secretaria Municipal de Educação (SME), é feito em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio dos cursos de Arqueologia e Artes Visuais. Três datas, 4, 6 e 7 de novembro, estão confirmadas para ações de educação patrimonial com alunos da rede municipal de ensino. Outras datas estão disponíveis. Contato para agendamento pelo e-mail (informacoesurbanas.seurb@pelotas.rs.gov.br).
A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) também chegou antes na praça Coronel Pedro Osório para preparar o espaço para a Feira do Livro. Equipe da Secretaria faz a pintura dos bancos de metal de toda a praça, executa serviços de rotina e trocou as luminárias aéreas (pétalas). A Secretaria de Cultura (Secult), além de repassar recursos das emendas impositivas para a Câmara Pelotense do Livro, entidade responsável pela realização do evento, também tem papel na manutenção e qualificação da praça para a Feira do Livro.
A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) vai levar educação e brincadeiras para a Feira do Livro, com a Escolinha de Trânsito. Além disso, o corpo de agentes da Secretaria realizará rondas frequentes durante todo o evento. Se a STT entrega segurança no trânsito, a Secretaria de Segurança Pública promove segurança na praça e no entorno. Além da presença de guardas municipais, a SSP conta com quatro câmeras, uma speed e três fixas, com direito a reconhecimento facial e de placas de veículos.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) reforça a agenda de programação da Feira, com a participação diária de várias escolas da rede municipal de educação infantil e fundamental que irão visitar os estandes, além das atividades literárias, lúdicas e oficinas no espaço denominado "Alameda das crianças". Instituições de ensino municipais também farão apresentações artísticas e culturais na tenda cultural. É o caso das Emefs Garibaldi (projeto de Música Garibaldi), Afonso Vizeu (Vozes em Movimento e coral Harmonia Viva), Independência (Dançantes da Independência), Luiz Augusto Assumpção (Ilê Ayê -Pérolas Negras do Brasil (dança), além da apresentação da Orquestra Estudantil, com músicas eruditas e populares.
O Sanep vai levar para a praça, às terças e quintas-feiras, durante a realização da Feira do Livro, a exposição Era uma vez o lixo…, a cargo do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas). A Prefeitura levará, ainda, seus projetos e serviços Nota Legal Pelotense terão um espaço cativo ao lado do estande da Câmara de Vereadores.
O Nota Legal Pelotense também se fará presente na Feira para divulgar e incentivar a adesão da população ao programa. Instituído pela lei 6.397/2016, tem como objetivo estimular a cidadania, a justiça fiscal e estabelecer a concorrência leal na prestação de serviços. Para participar e concorrer a prêmios em dinheiro que vão de R$ 250,00 a R$ 3 mil é necessário que o usuário faça o cadastramento por meio do site notalegal.pelotas.rs.gov.br. A adesão ajuda a combater a sonegação fiscal, incrementa a arrecadação de impostos que serão revertidos pelo município com o aumento dos investimentos em serviços e obras na cidade.