Prefeita sancionou a lei 6.669, que beneficia as entidades, na tarde desta quinta-feira

Seis cooperativas de reciclagem se tornam de utilidade pública

Prefeita sancionou a lei 6.669, que beneficia as entidades, na tarde desta quinta-feira
Por Autor desconhecido 10-01-2019 | 17:40:52
Tags: reciclagem, cooperativas, utilidade pública

Sancionada nesta quinta-feira (10), uma nova lei tornou de utilidade pública seis cooperativas de Pelotas, incentivando a política de reciclagem no município. De número 6.669, a proposição do vereador Fabrício Tavares (PSD) foi assinada pela prefeita Paula Mascarenhas em cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal, com a participação de representantes das instituições beneficiadas.

Fotos: Gustavo Vara

A valorização de uma atividade que, além de gerar emprego e renda para muitas famílias, também contribui para disseminar a consciência ambiental entre os pelotenses, foi destacada pela prefeita, que elogiou a seriedade do trabalho desenvolvido na Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL), Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC), Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERICLAÇO), Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais (Fraget – COOTAFRA), União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) e Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO).

“Vocês ajudam a tornar Pelotas mais saudável ambientalmente e sustentável. É um trabalho importantíssimo, que tem um alcance social. Queremos desenvolver a atuação de cooperativas sérias, que compartilham os ganhos e contribuem para uma cidade melhor, com mais qualidade de vida”, disse Paula.

A chefe do Executivo lembrou ainda do ciclo virtuoso de que resulta a atividade de reciclagem, ao tornar o município mais bonito e atrativo a turistas e investidores. Por isso, a legislação dá mais oportunidades aos catadores e torna Pelotas mais limpa, com apoio do Poder Público e da sociedade a um trabalho sério e honesto.

A maior facilidade para receber doações, participar de licitações e outros processos para captação de recursos, a partir da vigência da nova lei, foram pontos ressaltados por Suelen Oliveira, que foi a escolhida para falar pelas seis entidades durante a cerimônia. “É um grande reconhecimento, resultado de um trabalho de três anos. Com ele, teremos acesso a programas e recursos do Governo Federal”, afirmou a representante.

Esse foi um dos pontos que levou o presidente da Câmara de Vereadores a abraçar a causa. Ex-secretário de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares espera que a lei também diminua antigos entraves burocráticos, que dificultavam a execução da atividade, e ainda alavanque a coleta seletiva.

A conquista das cooperativas contou com a participação do vice-prefeito Idemar Barz, dos secretários de Governo e Assistência Social, Clotilde Victória e Luiz Eduardo Longaray, do vereador Ademar Ornel (DEM), e de servidores do Departamento de Educação da Secretaria de Qualidade Ambiental e do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento do Sanep.

Notícias Relacionadas

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal