ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Sala do Empreendedor registra 60 mil atendimentos em um ano

Site permite inscrição de microempreendedor e captação de crédito, além da liberação de alvarás

04-10-2019 | 11:21:41

Um ano após a sua criação, a Prefeitura comemora os resultados da Sala do Empreendedor. O espaço permite, por exemplo, a solicitação da análise de viabilidade de um empreendimento, a inscrição de microempreendedor e até a liberação de crédito para executar o projeto, sem contar a liberação de alvarás. Em um ano, a Sala – física e virtual – encaminhou cerca de 60 mil atendimentos. Somente o site, de acordo com o balanço mais recente, foi acessado mais de 59 mil vezes.

Sistema põe à disposição diversos serviços à comunidade – Imagem: Reprodução

Concretizada pela parceria entre três secretarias – Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Fazenda (SMF), a Sala do Empreendedor está em constante atualização. Prova disso é que desde o dia 23 de setembro, os novos pedidos de alvarás de localização, expresso, de ponto de contato ou autônomo já podem ser expedidos de forma totalmente online. Até então, era preciso deslocar-se até o prédio da SGCMU para dar andamento ao processo, agora totalmente eletrônico.

“A modalidade 'em tempo real' vai agilizar muito a vida dos empresários e o trabalho da Prefeitura, possibilitando a oferta de um serviço mais qualificado. O servidor poderá dar retorno de forma muito mais rápida e, o usuário, tirar suas dúvidas direto no site, acelerando a solução de suas pendências”, explica o secretário da Sdeti, Gilmar Bazanella, destacando que o acesso aos alvarás, de forma completamente virtual, vale somente para os novos pedidos.

Saiba mais

Novos pedidos de alvarás serão apenas online a partir do dia 23

Alvará Online emitiu 120 documentos em menos de um mês

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

Segundo o secretário, o Alvará Online incentivou, inclusive, que empreendedores irregulares, devido à antiga burocracia para obter a liberação de atuação, aproveitaram a facilidade proporcionada pelo novo site para colocar negócios em dia. “Eles passaram a existir. Já contribuíam antes para a economia do município e das suas comunidades, mas agora terão acesso a uma série de vantagens que só os microempreendedores possuem.”

Tags em vermelho representam empresas ilegais antes da Sala do Empreendedor. Mapa seguinte mostra mudança expressiva – Imagens: Reprodução

Entre os benefícios para quem tem a empresa legalizada, Gilmar cita a possibilidade de obter o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita abertura de conta bancária; pedido de empréstimos; venda para outras empresas; emissão de notas fiscais; acesso ao alvará de funcionamento; direito à aposentadoria; salário-maternidade; auxílio-doença; oportunidade de vender para órgãos da administração pública; e acesso a crédito bancário.

A Prefeitura separou em seu site, na aba Transparência, link disponível em Licitações dedicado às chamadas Licitações Exclusivas, das quais pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem participar. “Antes era difícil para eles identificarem, na página, os editais para os quais poderiam apresentar proposta. Agora, a aba específica facilita a participação de certames do Município”, afirma Bazanella.

Pesquisa de satisfação

Desde o início do mês, quem utiliza a página da Sala do Empreendedor pode deixar opinião sobre o serviço por meio da pesquisa de satisfação. A ideia é avaliar a efetividade da home page e, a partir da apreciação dos usuários, implementar melhorias.

Opiniões de usuários serão subsídio para implantação de melhorias na home page – Imagem: Reprodução

A Sala em números

  • Jucis – 22.593
  • Viabilidades – 9.063
  • MEI – 12.621
  • Alvarás* – 29.930
  • Microcrédito – 800** | R$ 951.610,51
  • Acessos à página – 59.389
* Deste total, 242 alvarás foram emitidos de forma online entre junho, quando o serviço iniciou, até agosto, data do levantamento mais recente
** Atendimentos e contratos somados

Tags

desenvolvimento, sala do empreendedor, empreendedorismo, alvará online, um ano, modalidade online, encaminhamento virtual

Carregando 0%
Carregando 0%