ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Alvará Online emitiu 120 documentos em menos de um mês

Capacitação sobre o sistema ocorreu nessa terça-feira (23). Meta da Prefeitura é facilitar a vida de empreendedores

24-07-2019 | 11:28:56

Na noite desta terça-feira (23), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), em parceria com o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Pelotas (Sincotecpel), promoveu capacitação sobre o uso do sistema de Alvará Online, lançado em junho pelo Poder Público. Desde a sua liberação, 120 documentos para abertura de empresas foram emitidos através do sítio eletrônico.

Mais de 90 profissionais participaram do evento, que ocorreu na sede do Sindicato, na rua General Argolo. Quase cem quilos de alimentos foram arrecadados pela entidade e serão doados ao Instituto São Benedito. Apresentado durante a 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), o site vem sendo ajustado pelas equipes das secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fazenda (SMF) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), responsáveis pelo sistema, junto à desenvolvedora do site Avmb Soluções em TI. 

Mais de 90 profissionais da área participaram do evento – Fotos: Michel Corvello

Por enquanto, apenas a opção de abertura de empresas está acessível. As opções de alteração de cadastro e baixa do estabelecimento ainda estão sendo ajustadas. Durante a capacitação, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, explicou o que motivou o Município a realizar esse investimento.

“Nossa missão é facilitar a vida de quem empreende e, por isso, o Poder Público caminha para a digitalização de todos os seus processos. Isso é o que vai fazer a cidade crescer”, afirmou Bazanella. 

O novo sistema, conectado ao site da Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor, integra os fluxos para emissão de documentos em três secretarias – SMF, SGCMU e Sdeti. O objetivo é agilizar a abertura de empresas em Pelotas e o trabalho de quem atua na área, caso dos contabilistas.

Bazanella destacou o interesse do Poder Público em facilitar a vida de quem empreende – Foto: Michel Corvello

“Agradecemos a Prefeitura pela parceria. Com certeza essa capacitação vai ajudar os profissionais da área a entender melhor o site e a emissão dos alvarás”, disse a presidente do Sincotecpel, Rosania Santana Almeida. A palestra explicativa sobre o uso do Alvará Online foi ministrada por Neiriane Farias, da Avmb.

Comunidade já pode acessar sistema de alvará online 

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

Conheça o site

Além de possibilitar o encaminhamento pelo site de requisições e documentos, o que reduz gastos com impressões, o Alvará Online oferece um acompanhamento do pedido e o cruzamento de dados com a Junta Comercial e a Receita Federal. Como vantagem, vai facilitar também o trabalho de fiscalização dos empreendimentos irregulares ou que não estão em dia com o Município. A plataforma foi criada pela Avmb Soluções em TI, nos mesmos moldes do Asten-Empresa Fácil, sistema usado pelo Executivo para o Nota Legal, IPTU, Sala do Empreendedor, entre outros.

Sistema também pode ser acessado pelo celular. Plataforma foi criada pela Avmb Soluções em TI – Foto: Michel Corvello

Saiba acessar

O Alvará Online está disponível no site da Prefeitura, na aba Serviços/Sala do Empreendedor. Ao acessar o endereço, o usuário encontra uma série de opções, incluindo o sistema para emissão de licenças (veja abaixo). Ao clicar no ícone correspondente, o internauta é direcionado à página em que as permissões são geradas. Ao passar o mouse sobre cada uma das opções, um passo a passo com orientações fica visível.  

Para começar a navegação, vá até a aba Serviços no site da Prefeitura
Acesse o ícone do Alvará Online neste link indicado na tela
Escolha a opção que mais adequada à sua necessidade
Ao clicar sobre uma das opções, tenha acesso a um passo a passo com orientações

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

alvará online, desenvolvimento, inovação, receita, tecnologia, capacitação

Carregando 0%
Carregando 0%