ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Sala do Empreendedor é oficialmente inaugurada

O novo espaço homenageia Darci de Ávila Ferreira, incentivador do atendimento aos pequenos empreendedores, falecido no início deste ano

05-10-2018 | 17:10:33

*Colaboração de Alessandra Meirelles      

      A Sala do Empreendedor é um espaço para agilizar as necessidades dos empresários locais. Lá é possível solicitar desde a análise de viabilidade do empreendimento, a inscrição de microempreendedor, até o crédito para executar o projeto. Concretizada pela parceria entre três secretarias – de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e da Fazenda (SMF), o novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira (5) - Dia da Micro e Pequena Empresa -, em cerimônia com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice, Idemar Barz, e da família de Darci de Ávila Ferreira, homenageado por seu trabalho pelos pequenos empreendedores.

Darci Ferreira incentivou a qualificação do atendimento ao pequeno empreendedor. Fotos: Gustavo Mansur

      Durante o ato, Paula lembrou o otimismo de Seu Darci - como gostava de chamá-lo - para as atividades que envolviam o trabalho, e destacou que desejava ver essa característica nos servidores públicos, acompanhada pelo carinho com as pessoas e o capricho ao desempenhar suas funções. Ela também agradeceu o empenho das equipes que assumiram o desafio de reinventar a Sala do Empreendedor e facilitar o acesso aos serviços oferecidos, como a emissão de alvarás e a abertura de empresas.

“A gente precisa de pessoas que acreditem na cidade, no país. Com a Sala do Empreendedor deixamos claro que facilitar não é deixar de cumprir as regras”, enfatizou Paula ao destacar o apoio aos empreendedores.

      O tom de agradecimento seguiu nas falas dos secretários Fernando Estima (Sdeti) e Jacques Reydams (SGCMU), que relataram os caminhos percorridos, com o apoio do Sebrae, para concretizar a meta de abrir as portas de um espaço dedicado ao empreendedorismo local. Estima destacou que a possibilidade de dar celeridade ao trabalho de quem gera emprego e renda para a sociedade foi o que moveu os envolvidos no projeto - criado a partir do plano de governo da prefeita Paula -, e foi completado por Reydams, que reafirmou a obrigação do governo de simplificar a vida do empreendedor. 

      Após o ato, Paula e Idemar, acompanhados pelos secretários e outras autoridades, conheceram as instalações da Sala e fizeram um tour pelo novo portal digital da Sala, em que contadores e pessoas interessadas em empreender podem verificar a lista de documentos necessários para abrir uma empresa, gerar guias de pagamento e encaminhar a documentação do negócio.

Homenagem

      Com a presença da esposa e filhas de Darci Ferreira, uma placa foi inaugurada junto aos quatro guichês de atendimento da Sala. Durante a cerimônia, Grace Ferreira lembrou a trajetória do pai que afirmava acreditar no poder transformador do trabalho.

Fotos: Gustavo Mansur
“Que esta sala, batizada de Darci de Ávila Ferreira, possa ajudar a tirar muitas ideias do papel. Com uma certeza: não há sonho impossível para quem sabe o que quer, levanta e persegue o rumo”, disse Grace, emocionada.

Presenças

      Também participaram da solenidade os secretários Ubirajara Leal, de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF); Jairo Dutra, da SMF; Clotilde Victória, de Governo (SMG); e Abel Dourado, de Administração e Recursos Humanos (Sarh); o diretor-presidente do Serviço de Saneamento Básico de Pelotas (Sanep), Alexandre Garcia; e o diretor da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Eduardo Carpena.

A Sala do Empreendedor

      Com a criação da Sala, que reúne os serviços voltados ao empreendedor, o trâmite dos documentos foi facilitado, assim como a movimentação dos interessados. Além disso, o processo está muito mais ágil. 

      A liberação de um alvará, que antes demorava de dois a três meses, agora pode ser entregue em 48 horas, principalmente com a facilidade de poder verificar as documentações exigidas para abertura da empresa diretamente no site da Sala do Empreendedor e, se quiser, abrir o negócio por ali mesmo, comparecendo apenas para buscar o alvará expresso. O sistema entrou em funcionamento nos últimos 30 dias e já apresenta respostas positivas do público. Pelo menos 919 pessoas já acessaram a plataforma.

Atendimento em números

      Nos primeiros oito meses de 2018, a Central de Alvarás analisou 3.868 pedidos de viabilidade, emitindo 647 alvarás expressos (com validade de até um ano, enquanto o definitivo é providenciado), 1.074 alvarás de ponto de contato (para quem o endereço é apenas de referência, como prestadores de instalação de ar condicionado ou pintura predial) e 398 alvarás definitivos, entre os 7.201 atendimentos realizados. 

      No setor de Microcrédito o atendimento também foi facilitado. De janeiro a setembro deste ano, 395 pessoas foram atendidas, com a liberação de mais de R$ 434 mil destinados a pequenos empreendedores. 

      No escritório do Microempreendedor Individual (MEI), gerenciado pela Sdeti, foram realizados 2.784 atendimentos e prestadas mais de 1.500 orientações.

Próximos passos

      Futuramente, o público poderá realizar todo o processo de abertura da empresa pelo meio digital. Hoje o empreendedor ainda precisa comparecer para buscar o alvará, que passará a ser emitido pelo site.

      A Secretaria da Fazenda também vai capacitar a equipe da Sala do Empreendedor para orientar usuários sobre o Programa Nota Legal, que incentiva o cidadão a exigir nota fiscal dos prestadores de serviços, oferece prêmios a quem o fizer, e, também, a cadastrar o tomador de serviços, para que não precisem se dirigir até a Secretaria.

Tags

empreendedor, sala, darci ferreira

Carregando 0%
Carregando 0%