Pesquisadores da UFPel apresentaram dados auxiliares nas próximas políticas de controle e combate ao novo coronavírus em Pelotas

Prefeita recebe dados do Comitê de Crise para projetar ações

Pesquisadores da UFPel apresentaram dados auxiliares nas próximas políticas de controle e combate ao novo coronavírus em Pelotas
Por Autor desconhecido 17-04-2020 | 16:36:19
Tags: saúde , coronavírus , comitê de crise , aplicativo , científco , projeção , leitos , Sars-CoV-2 , covid-19 , preparação da rede de saúde , embasamento na pesquisa , reunião

A manhã desta sexta-feira (17) foi de planejamento, no Paço Municipal, sobre as próximas ações do Executivo Municipal em relação à preparação de Pelotas para um possível crescimento dos casos confirmados de Covid-19. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membros da equipe do Comitê Municipal de Crise, apresentaram à prefeita Paula Mascarenhas dados que servirão de apoio à determinação das regras do isolamento controlado, que deve passar a valer já na próxima semana. A previsão, conforme anúncio em entrevista coletiva nessa quinta-feira (16), é que se inicie a partir da quinta-feira (23).

A partir de um aplicativo, desenvolvido pelo grupo composto por epidemiologistas, farmacêuticos, médicos, matemáticos e profissionais da área da saúde da Universidade, foram expostas, à prefeita, projeções do comportamento da pandemia em Pelotas nos próximos meses. Para a gestora-chefe da Prefeitura, esse trabalho é essencial para a tomada de decisões, como uma possível flexibilização das restrições vigentes desde o Decreto Municipal nº 6.252 de 20 de março.  

"Preciso ouvir os especialistas, ter acesso a hipóteses de como deve progredir ou não a pandemia, para, então, tomar decisões que vão influenciar a rotina da cidade e os cuidados que devemos manter a fim de controlar a infecção pelo coronavírus", disse Paula, ao abrir a audiência.

+Prefeitura mantém comércio fechado até dia 23 de abril

Pesquisadores expuseram projeções da evolução da pandemia em Pelotas – Fotos: Michel Corvello

Na explanação, os estudiosos calcularam a necessidade de elaborar, de forma efetiva, o controle dos casos confirmados para Covid na cidade, principalmente daqueles que demandarão atendimento em leitos de enfermaria e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). 

De acordo com o reitor da UFPel e líder do trabalho realizado pela equipe, Pedro Curi Hallal, a ferramenta foi programada para estimar a quantidade de leitos disponíveis para ocorrências da enfermidade, assim como a necessidade de aumento das equipes de trabalhadores da saúde. Dessa vez, foram utilizados os primeiros dados do levantamento feito pela Universidade em cidades gaúchas, nas quais a população foi testada em relação ao contágio ou não pelo novo coronavírus.

Maioria sai só às compras

"As projeções foram construídas a partir do resultado da pesquisa que apresentamos no começo da semana ao governo gaúcho. Nesta primeira fase, as pessoas, além de serem testadas para o vírus, também foram questionadas sobre o comportamento que adotaram desde o isolamento social determinado pelo decreto estadual", destacou o reitor.

De acordo com o estudo feito em nove municípios do Estado, inclusive Pelotas, 58,3% dos entrevistados disseram estar saindo de casa para atividades essenciais exercidas, por exemplo, por supermercados e farmácias; 21,1% relataram não terem saído de suas residências; e 20,6% mantiveram a rotina normal, indo às ruas todos dias. 

Alerta para alteração

Durante o encontro, os participantes fizeram o alerta para o fato de que, possivelmente, a realidade de 13 casos confirmados em Pelotas deva se alterar nos próximos dias, já que a cidade, assim como o Estado, ainda não viveu o que os especialistas chamam de "pico" da doença. "O isolamento ajuda a preparar a rede de atendimento à população, mas não vai evitar que, em algum momento, ocorra o surto, ou seja, tenhamos um número maior de infectados", esclareceu a professora da Faculdade de Medicina da UFPel e membro da equipe científica do Comitê de Crise, Anaclaudia Fassa.

A partir dessas constatações, a prefeita adiantou ao grupo que, nos próximos dias, vai alinhar os passos futuros do trabalho executado até agora pelo município, desde o começo da pandemia. "Além de prosseguirmos estudando formas de ampliar a disponibilidade de leitos e da quantidade de profissionais da área da saúde, reforçaremos a primordialidade das medidas preventivas e de higiene, como a sugestão da utilização de máscaras e do álcool gel", antecipou Paula Mascarenhas.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

SAMU capacita equipes em Suporte Básico de Vida

SAMU capacita equipes em Suporte Básico de Vida

Mais uma edição do Caps na Rua será realizada nesta quarta (17)

Mais uma edição do Caps na Rua será realizada nesta quarta (17)

Saúde Bucal zera fila de espera para PcDs

Saúde Bucal zera fila de espera para PcDs

Prefeitura reduz tempo de espera e aumenta procedimentos em Saúde

Prefeitura reduz tempo de espera e aumenta procedimentos em Saúde