A partir desta data, vai começar o isolamento controlado. Regras serão definidas à retomada gradual de algumas atividades econômicas

Prefeitura mantém comércio fechado até dia 23 de abril

A partir desta data, vai começar o isolamento controlado. Regras serão definidas à retomada gradual de algumas atividades econômicas
Por Autor desconhecido 16-04-2020 | 15:26:54
Tags: comércio , isolamento , coletiva , novo coronavírus , comércio , medidas restritivas , projeções e definições , retomada das atividades comerciais , até 23 de abril , fechamento dos não essenciais

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa, as definições e projeções para Pelotas relacionadas à retomada das atividades comerciais e preparação da estrutura de saúde para enfrentar o novo coronavírus. O posicionamento foi tomado considerando a decisão do governo estadual de deixar, sob responsabilidade dos prefeitos, a reabertura do comércio no interior, ou seja, deliberá-la ou não.

Entre as principais providências informadas pela prefeita, está a manutenção de todas as medidas de isolamento e distanciamento social, incluindo o fechamento dos estabelecimentos não essenciais, até a próxima quinta, dia 23 de abril.

'Flexibilização não implica o relaxamento de medidas adotadas em relação a aglomerações' – Foto: Gustavo Vara

A partir de então, vai se iniciar na cidade o chamado isolamento controlado, ou seja, a retomada de determinadas atividades econômicas, seguindo regramentos específicos de funcionamento e dando continuidade aos protocolos de higienização, à disponibilização de equipamentos de proteção, ao distanciamento entre clientes e à adoção de horários e equipes reduzidas.

Decisão baseada na ciência

Paula destacou que a decisão foi tomada junto ao Comitê de Crise de Pelotas, levando-se em conta a opinião de especialistas, incluindo a do reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, doutor em Epidemiologia. A pesquisa liderada pela instituição, que visa nortear o enfrentamento da doença no Estado, avaliando a velocidade de expansão da infecção, também colaborou para embasar a definição. Segundo o estudo, das 500 pessoas testadas para Covid-19 no município, uma apresentou resultado positivo. 

“Não podemos permitir que aconteça um pico da doença nem agora, nem daqui um tempo, fazendo com que o sistema não tenha capacidade de atender a todos. O que precisamos é ter tempo de prepará-lo da melhor forma para oferecer respostas efetivas a quem precisar”, disse, lembrando que Pelotas é referência em saúde para cerca de 850 mil pessoas da Zona Sul

“Precisamos seguir ampliando e qualificando a nossa rede – como já estamos fazendo com a abertura de novos leitos e compra de respiradores – e assumir o controle calculado do avanço da doença na cidade”, acrescentou.

Em breve, a cidade contará com mais 30 leitos de enfermaria e de UTI no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais e outros 159 de enfermaria no Hospital de Campanha, construído no ginásio do Sesi. Desta forma, serão 22 leitos de UTI distribuídos entre o Centro, o Hospital-Escola/UFPel e a Santa Casa. Também há a expectativa pela chegada dos 20 respiradores prometidos pelo Ministério da Saúde, o que ampliaria ainda mais o número de leitos de terapia intensiva.

340 mil contra um

A prefeita voltou a pedir a união da população neste momento, reforçando que, mais do que nunca, será necessária a colaboração da sociedade para enfrentar a crise. Também frisou que a flexibilização das atividades comerciais não implica o relaxamento de medidas adotadas em relação a aglomerações.

“Esta próxima semana será crucial, possibilitando que tenhamos reflexos bastante positivos no futuro. Mas isso também dependerá de como a comunidade se comportará frente ao novo cenário”, afirmou Paula, que não descarta rever as definições e endurecer as medidas, dependendo do desdobramento das ocorrências e da progressão da enfermidade.

Engajamento: etiqueta respiratória, distanciamento social, higiene e uso de máscaras – Foto: Gustavo Vara

A gestora assinalou que até a próxima semana serão determinadas regras específicas a cada segmento comercial e de serviços, pontuadas em diálogo com os setores e especialistas, e que o monitoramento da retomada gradual das atividades econômicas será diário.

“Não temos dois espaços concorrentes – saúde de um lado e economia de outro; temos um problema crítico a ser enfrentado no momento, que é a pandemia. Somos 340 mil pelotenses contra um, por isso não podemos nos desunir agora. Preservar vidas é a nossa prioridade”, declarou.

Sociedade preserva vidas

Paula ponderou que a retomada de algumas atividades econômicas, de forma lenta e gradual, pode acarretar mais engajamento da população na tomada dos cuidados necessários, referentes à etiqueta respiratória, ao distanciamento social, à higiene pessoal e ao uso de máscaras. Considerando o debate com especialistas no assunto, a prefeita acredita que manter medidas rígidas de contenção por muito tempo, estressando psicológica e economicamente as pessoas, pode, igualmente, refletir em uma curva acentuada da patologia, ultrapassando a capacidade do sistema de saúde.

“Estamos pensando em desestressar a sociedade, preservando minimamente a economia, enquanto seguimos estruturando a rede de saúde. Mas, para isso, precisamos contar com a ajuda dos cidadãos para que respeitem as recomendações. Quem puder ficar em casa, fique! Isso também ajudará a conter a propagação do coronavírus na cidade”, pediu.

Em relação às aulas na rede municipal, Paula declarou que elas seguem suspensas até maio e que um novo decreto, com vistas a oficializar o período, será divulgado em breve.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Festival do Servidor tem sucesso de participação

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Prefeito recebe a delegação pelotense do Mundial de Taekwondo

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos

Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos