
Pelotas registra 427 novos exames para Covid
Na semana em que Pelotas completa três meses do primeiro caso positivo de coronavírus, o município contabiliza 5.713 testes aplicados para verificação da infecção pelo Sars-CoV-2, sendo 3.713 informados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 2 mil provenientes da pesquisa aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em nove cidades gaúchas. O quantitativo total corresponde a 16,8 testes feitos para cada mil habitantes locais.
O destaque da semana é o aumento de 27,9% das análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Segundo o levantamento semanal da Vigilância Epidemiológica, 141 novos exames foram encaminhados para interpretação no serviço oficial, perfazendo 646 laudos desde as primeiras análises realizadas em março. A enfermeira chefe da Epidemiologia local, Carmem Viegas, atribui o crescimento, em um curto espaço de tempo - entre os dias 15 e 23 de junho -, à quantidade diária de coletas domiciliares realizadas a partir da notificação de pessoas com sintomas de síndromes gripais, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
"Aumentou significativamente o número de coletas - uma média entre 15 e 20 por dia. Todo esse material é encaminhado para o Lacen, o que tem resultado no aumento de laudos", explica Carmem, ao esclarecer que o Laboratório é referência para os exames PCR, feitos a partir da coleta de material biológico da garganta e do nariz do paciente.
Coletas domiciliares feitas pela Vigilância Epidemiológica colaboraram para o crescimento do número de análises feitas pelo Lacen/RS - Foto: Michel Corvello
Veja mais:
+Testes para Covid-19 aumentam 23,4% em uma semana
+Testagem de Covid-19 nas UBSs tem novo protocolo
Outros números
Os exames PCR, Elisa e os testes rápidos realizados em laboratórios privados, credenciados pelo Ministério da Saúde, alcançaram ao total de 2.242, sendo 232 novos laudos na última semana. A testagem de possíveis infectados pelo novo coronavírus ainda se mantém como o maior número de laudos feitos em Pelotas.
O município totalizou também, nos últimos oito dias, 825 testes rápidos - 54 a mais do que na semana passada. Esse tipo de testagem é enviada pelo governo estadual e aplicada nas unidades referência para atendimento de casos suspeitos de Covid, assim como nas UBSs e Vigilância Epidemiológica.
Pesquisa UFPel
Permanece em 2 mil o número de testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid feita pela UFPel, utilizada para estudar a progressão da pandemia no Rio Grande do Sul e como uma das ferramentas do governo do Estado para a execução do modelo de distanciamento controlado. A 5ª etapa da pesquisa está prevista para o próximo final de semana, entre os dias 26 e 28 de junho. Mais três levantamentos epidemiológicos, ligados ao estudo da UFPel, estão programados para ocorrer até o mês de setembro.
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.
Notícias Relacionadas

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras