ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Testagem de Covid-19 nas UBSs tem novo protocolo

Pessoas com sintomas de síndromes gripais há mais de 10 dias podem realizar teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde

03-06-2020 | 13:12:13

Uma determinação da Secretaria Estadual da Saúde ampliou o grupo populacional que pode ser testado para confirmar infecção pelo Sars-Cov-2 na rede pública de saúde: pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal há mais de dez dias. Esses pacientes poderão realizar testes rápidos ao procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas. O município recebeu do governo estadual, nesta quarta-feira (3) mais um lote deste tipo de exame laboratorial.

A alteração no público para testagem está prevista em uma nota informativa do Centro de Operações de Emergência (COE) ligado à Vigilância estadual em Saúde que regra o protocolo de atendimento para casos de síndrome gripal e também para pacientes contaminados pelo novo coronavírus. 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, a partir dessa nova determinação, todas as pessoas, independentemente de idade, com sintomas gripais, avaliadas por profissionais da saúde, poderão fazer teste rápído nas UBSs. 

"Essas pessoas estão aptas a fazer o teste rápido na rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde a partir do décimo dia dos sintomas de síndrome gripal, antes disso a recomendação é a realização do PCR, o exame em que o material é coletado na casa do paciente", esclarece Paganini.

A escolha pelo tipo de teste a ser aplicado depende, segundo o protocolo da Secretaria Estadual da Saúde, da " janela imunológica", ou seja, do período de infecção vírus em que se encontra o paciente. O teste rápido aponta se a pessoa tem anticorpos para a doença, já o PCR é feito até o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome gripal. O procedimento padrão para casos positivos é o isolamento domiciliar até completar 14 dias dos sintomas, assim como para todas as pessoas próximas ao doente positivado.

Pessoas com sintomas de síndromes gripais permanecem sendo atendidas no horário da manhã nas UBSs.

População pode realizar teste rápido para Covid-19 nas UBSs, a partir do décimo dia dos sintomas gripais - Foto: Rodrigo Chagas

Veja mais:

+Prefeitura anuncia novo protocolo de atendimento nas UBSs

Outros grupos

Segundo a gestora da pasta municipal da saúde, a testagem nas UBSs e unidades de referência está mantida para os grupos anunciados pela SMS no começo da semana, são eles:

- Pessoas com ≥ 50 anos de idade;

- gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas;

- profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros;

- profissionais do setor portuário (portos e navios);

- profissionais da área da saúde;

- trabalhadores da Administração Penitenciária;

- trabalhadores da Segurança Pública, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Geral Perícias, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas;

- trabalhadores da Assistência Social;

- trabalhadores dos Conselhos Tutelares, de instituições de acolhimento institucional de crianças e adolescentes (abrigos), trabalhadores do Sistema Socioeducativo (FASE e CASES)];

- população quilombola;

- população indígena. 

Remessa de testes

De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, Pelotas recebeu 4.280 testes rápidos enviados pelo governo do Estado. Nesta quarta-feira (3), um novo lote com mais 3.520 kits desse mesmo tipo de análise laboratorial deve ser repassado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

saúde, coronavírus, testes, PCR, isolamento, população, unidade de saúde, exame, grupos, trabalhadores

Carregando 0%
Carregando 0%