Pelotas alcançou a marca de 15,5 exames realizados para cada mil habitantes

Testes para Covid-19 aumentam 23,4% em uma semana

Pelotas alcançou a marca de 15,5 exames realizados para cada mil habitantes
Por Autor desconhecido 18-06-2020 | 09:16:20
Tags: pcr, ufpel, epicovid, testagem, covid-19, coronavírus, levantamento semanal, vigilância epidemiológica, secretaria da saúde, testes rápidos

Pelotas totalizou, nesta semana, 5.286 testes para Covid-19 realizados desde março. Do montante, 3.286 análises referem-se ao registro semanal feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS). Os outros 2 mil são testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid, efetuada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Essa quantidade de exames faz com que o município alcance o índice de 15,5 testes feitos para cada mil habitantes.

Equipe da Vigilância Epidemiológica do Município faz coletas domiciliares em pacientes com sintomas suspeitos de coronavírus – Foto: Michel Corvelo

Veja mais

+ Pelotas registra cerca de 2,8 mil testes para o novo coronavírus

Em sete dias, foram concluídos 629 exames, um aumento de 23,4% na verificação dos moradores para confirmar ou não o contágio pelo novo coronavírus. Os testes particulares tiveram o maior acréscimo, no período de uma semana, no total de análises efetivadas. Segundo a Vigilância Epidemiológica, só os laboratórios particulares, credenciados ao Ministério da Saúde, procederam a 512 novos exames e chegaram a 2.010 laudos.

Já o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) é responsável pela realização de mais 55 novas interpretações laboratoriais: desde março, analisou 505 amostras de material biológico. Do contingente de 771 testes rápidos fornecidos pelo governo do Estado até agora, 62 realizaram-se entre 9 e 15 de junho.

"Além dos pacientes que procuram a rede privada, também tivemos esse crescimento considerável da testagem, porque passamos a coletar material das pessoas que têm procurado as UBSs com sintomas gripais, a partir do novo protocolo de testagem implantado no começo do mês", explica a chefe da Vigilância Epidemiológica da SMS, Carmem Viegas, sobre a ampliação do número de testes em um curto espaço de tempo.

PCR aponta o vírus ativo e se a pessoa pode ser transmissora – Foto: Divulgação

Índice de testagem

O total de testes registrados pela epidemiologia municipal, até essa semana, corresponde a 9,6 moradores de Pelotas testados para mil habitantes. Esse índice aumenta se forem incluídos os testes rápidos aplicados pela UFPel na pesquisa EPICovid – 15,5 pessoas, com exames efetivados, por mil habitantes.  

Na comparação com o cenário nacional, os dois índices são maiores do que o registrado pelo País, conforme a Our World In Data, plataforma da Universidade de Oxford que acompanha e divulga os dados mundiais da doença. O Brasil, segundo a mais recente informação do Ministério da Saúde – em maio para o site –, testou 2,2 pessoas para cada mil habitantes.

Estratégias de enfrentamento

Mas o coeficiente de testagem de Pelotas, segundo o professor da Faculdade de Enfermagem e integrante do Comitê Científico da UFPel, Bruno Nunes, deve ser avaliado, também, a partir do tipo de exame realizado, como forma de utilizar as informações para a construção de estratégias de enfrentamento à pandemia, como a intensificação do isolamento social.

"O PCR, feito a partir da coleta de material biológico do paciente, é o exame ideal para esse tipo de análise, já que aponta se o paciente está com o vírus ativo e pode ser transmissor – o que causa a progressão da doença. Então esse tipo de testagem é mais eficiente para o planejamento de ações de enfrentamento à pandemia", explica Nunes.

Testes rápidos conseguem identificar presença do Sars-CoV-2 e existência de anticorpos – Foto: Divulgação

Verificação de anticorpos

Os testes rápidos enviados pelo governo do Estado e aplicados pela UFPel são indicados a partir do décimo dia dos sintomas de síndromes gripais. Eles conseguem definir se o paciente teve ou não o vírus; se já possui anticorpos.

"No caso do teste rápido, ele auxilia na tomada de decisão relacionada à retomada da atividade profissional do paciente, por exemplo, porém não é útil para ações mais rigorosas a partir da confirmação de casos ativos e seus contactantes, não auxiliando a controlar a propagação da doença", conclui o especialista.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas