Propostas contemplam as áreas de habitação, transporte, empreendedorismo, além de adequações ao serviço público

Pacote de projetos para serem votados ainda este ano é encaminhado à Câmara

Propostas contemplam as áreas de habitação, transporte, empreendedorismo, além de adequações ao serviço público
Por Autor desconhecido 08-12-2020 | 14:30:44
Tags: gabinete , projetos , Câmara de Vereadores , lei , benefícios , isenção

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou nesta terça-feira (8) aos vereadores os projetos de lei que serão encaminhados a partir desta semana à Câmara Municipal. Entre os temas, estão isenções nas áreas da habitação, transporte e empreendedorismo, além da adequação de benefícios e gratificações concedidos aos servidores.

Na área da habitação, a Prefeitura prorroga a vigência de isenções de tributos para as pessoas que se enquadram nos programa Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela até 31 de dezembro de 2024. O transporte coletivo também será contemplado com a isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), medida que, aliada a outras iniciativas administrativas, manterá o atual valor da tarifa dos ônibus. 

 " A pandemia causou uma redução de 70% no número de usuários, de um serviço que vive do que o passageiro paga todo o dia. Por isso o PL que estamos encaminhando propõe baixar a alíquota do imposto de 3,5% para zero e compensar as perdas do setor. Precisamos manter o consórcio funcionando e não onerar o usuário", explicou Paula aos vereadores. 

Ainda na área do transporte, o Executivo faz uma correção legal para garantir a redução da alíquota do ISSQN.

Outra proposta anunciada pela gestora municipal se refere à alteração da composição do capital da Empresa Municipal do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel) para que a Prefeitura possa auxiliar no cumprimento dos compromissos, como o pagamento da folha dos servidores. A Eterpel registrou queda na arrecadação ocasionada pela pandemia.

Microempreendedores

Os microempreendedores também terão uma boa noticia. O município irá se adequar à Lei Complementar nº 123 e, com isso, suprimir taxas e demais custos do Microempreendedor Individual (MEI). "Em um ano como esse, em que muitos microempreendedores foram afetados pela pandemia do coronavírus, esse projeto é de grande importância", salientou Paula.

Prefeita apresentou Projetos de Lei para os vereadores Fotos: Rodrigo Chagas

Gratificação e licença-prêmio

Paula destacou aos vereadores também o PL que extingue a licença-prêmio e a gratificação para o professor que estiver exercendo atividade no atendimento à pessoas com deficiência. Com relação ao primeiro, A prefeita explicou que o benefício está extinto nas esferas estadual e federal, além de gerar um grande impacto nas finanças municipais. "Como sempre houve uma dificuldade no pagamento da licença, o município tem um passivo de cerca de R$ 16 milhões e que só aumenta, então precisamos evitar que esse valor cresça", apontou Paula. 

Sobre a extinção da gratificação de 50% sobre o salário ao professor que estiver exercendo atendimento a pessoas com deficiência, a prefeita frisou a existência de duas leis em vigor. A proposta do município é revogar a determinação que abre a possibilidade de pagamento para todos os professores, independente de terem formação na área ou não, e garantir a gratificação para aqueles que são especialistas. "Essa lei quer beneficiar e valorizar aqueles professores que se prepararam para atuar com pessoas especiais", frisou.

Pensão, contratações

Na próxima semana, está prevista entrar na pauta da Câmara de Vereadores a mensagem relativa a readequação do pagamento das pensões para dependentes de servidores - com teto de 50% do valor recebido, podendo ser alterado se este for menor que o salário mínimo vigente. O PL está embasado no Regulamento de Custeio e Benefícios do Sistema de Previdência Social dos Servidores Titulares de Cargo Efetivo do Município determinando pela Emenda Constitucional 103 de novembro de 2019. 

O município também encaminha projeto de lei para alterar a "localização" do pagamento dos benefícios temporários, como licença maternidade - antes previsto em lei para ser feito pelo PrevPel- passando para a administração direta. Em outro PL a Prefeitura solicita a contratação de técnicos em informática e videofonistas para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já que os atuais contratos vencem neste mês.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, noundefinedhotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Prefeito empossa nova secretária de Assistência Social

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Pelotas terá núcleo de práticas esportivas para jovens com autismo

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Marroni decreta situação de emergência em Pelotas

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada

Comissão de Regularização Fundiária Urbana é empossada