ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coinpel

Hotsite do coronavírus oferece atendimento online à população

Assistente virtual Dra. Vida vai facilitar o encaminhamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais aos serviços de saúde do Município

Por Adriana Rabassa 12-04-2020 | 12:05:40

A Prefeitura disponibilizou na sexta-feira (3) mais uma ferramenta para facilitar a triagem de pacientes com sintomas de síndromes gripais

No hotsite do Município, dedicado ao coronavírus, o cidadão poderá responder a perguntas sobre sua saúde, feitas por um assistente virtual – um chatbot denominado Dra. Vida – e receber o pré-diagnóstico, além da indicação de permanecer em isolamento domiciliar ou procurar atendimento de saúde.

Cidadão poderá responder perguntas e receber um pré-diagnóstico da Dra. Vida - Foto: Divulgação

O sistema foi desenvolvido pela empresa AVMB, responsável também pelo software que faz a integração da rede de dados do Executivo. O projeto foi inspirado em iniciativas de outras Secretarias Municipais de Saúde e adaptado para a realidade de Pelotas. Para colocar a ideia em prática foi criado um grupo de trabalho, formado pelo Poder Público, via pasta de Saúde e Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel) e o Hospital-Escola.

“O chatbot é orientado por meio de cálculos matemáticos que direcionam as perguntas conforme a resposta inserida. Essas respostam vão determinar a classificação desse paciente, de leve a elevado”, explicou a enfermeira da SMS, Ângela Roberta Alves Lima.

Conforme Ângela, o mesmo grupo de trabalho atua também para implementar outras ferramentas que ajudem no enfrentamento ao coronavírus. A Dra. Vida segue os mesmos parâmetros da Central de teleconsulta – uma das ações que começam a funcionar na segunda-feira (13) -, porém nele foram acrescentados sintomas observados em estudos de outros países. “Uma pesquisa realizada no Reino Unido identificou pacientes assintomáticos que apresentavam perda olfativa e falta de paladar”, destacou a enfermeira para justificar a inclusão dessas características.

Veja mais

+ Prefeitura reorganiza atendimento nas UBSs para evitar a propagação da Covid-19

A Dra. Vida é mais uma entre as iniciativas do Município para combater a Covid-19. Além dos decretos que orientam a população a manter a higiene recomendada pelo Ministério da Saúde e o isolamento social, a fim de reduzir a velocidade da curva de contágio da doença, na próxima segunda começa a operar a Central de Teleconsulta, outra ferramenta colocada em prática para desafogar os atendimentos e facilitar o acesso da população.

Para o diretor da Coinpel, Cristian Kuster, será possível evitar que as pessoas busquem a rede de saúde sem realmente precisarem. “Vai ser possível identificar na população de Pelotas quem está com sintomas mais leves e também mais graves, antes mesmo de chegarem às unidades”. Para Kuster, essa ferramenta vai diminuir a demanda da Central de Teleconsulta, que hoje recebe muitas ligações que poderiam ser esclarecidas pelo atendimento online.

Veja mais

+ Paula decreta sanções a aglomerações em supermercados e ruas

+ Prefeitura permite abertura de comércios de chocolate

Processo

Ao acessar o hotsite www.pelotas.com.br/coronavírus, o cidadão irá visualizar no lado direito na parte superior da barra de tarefas o botão Atendimento Online ou acessar, no canto direito, a imagem da Dra. Vida. Clicando em ambos, será direcionado para uma nova página onde deverá informar seu nome. Os passos seguintes serão perguntas, feitas pelo assistente virtual, que devem ser respondidas.

As perguntas são relacionadas a sintomas e situações que precisam ser consideradas em caso de suspeita de coronavírus, como temperatura corporal, tosse, fadiga, se viajou para algum lugar com surto da doença ou esteve em contato com pessoa contaminada pela Covid-19.

Com base nas respostas, o chatbot irá indicar se os sintomas são de uma gripe leve e, por isso, esse paciente deve permanecer em resguardo por pelo menos 14 dias, ou então se a pessoa deve procurar os serviços de saúde, em caso de sintomas elevados como febre e dificuldade para respirar.

Tags

coronavírus, hotsite, vida, doutora, atendimento online, covid-19

Carregando 0%