Equipe científica definiu o uso de ginásios para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus

Comitê prepara mais leitos a fim de tratar possíveis infectados

Equipe científica definiu o uso de ginásios para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus
Por Autor desconhecido 01-04-2020 | 13:18:43
Tags: pelotas , enfermaria e UTI , enfermarias em dois ginásios , comitê municipal da crise , equipe científica , novo coronavírus , covid-19 , ações de enfrentamento , ampliação da estrutura , atendimento , possíveis infectados

Os integrantes da equipe científica do Comitê Municipal de Crise estiveram reunidos com a prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta quarta-feira (1º), para planejar a ampliação da estrutura de atendimento de possíveis infectados, em Pelotas, pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

Entre os presentes no encontro, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal; a superintendente do Hospital Escola da UFPel, Samanta Madruga; e a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini. A proposta do grupo é transformar dois ginásios da cidade em enfermarias.

Prefeita Paula articula ações com reitor da UFPel e demais parceiros do enfrentamento – Foto: Gustavo Vara

A partir da análise de algumas projeções feitas pelos especialistas sobre o avanço da transmissão do novo coronavírus no município, a comitiva sugeriu os ginásios do Sesi e do colégio Pelotense, ambos localizados no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, como eventuais locais das enfermarias.

"A ideia é que tenhamos, nesses dois espaços amplos, cerca de 200 leitos, capazes de acolher pessoas que não precisem de tratamento intensivo", calculou a prefeita Paula.

Hoje, a cidade conta com 30 leitos, entre adultos e pediátricos, no Hospital Escola (HE) UFPel e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da UCPel, destinados ao atendimento de pacientes da Covid-19. Com as atividades no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, serão oferecidas mais 30 unidades a adultos e 15 a crianças, divididas entre enfermaria e UTI.

Deliberação: centralizar internação de quem precisar de UTI, durante pico do contágio – Fotos: Gustavo Vara

+Prefeita vistoria obras no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais

A equipe também discutiu a possibilidade de um hospital privado da cidade centralizar a internação dos pacientes que necessitem de Unidade de Tratamento Intensivo durante o pico de transmissão do vírus. 

"No que se refere aos casos mais graves, vamos precisar de leitos mais equipados, com respiradores; daí a importância de termos o apoio de uma instituição particular", explicou a secretária de saúde. Para aumentar o número de leitos de UTI, a Prefeitura adquiriu quatro respiradores e aguarda novos equipamentos prometidos pelo Ministério da Saúde.

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e WhatsPel.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Notícias Relacionadas

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

Pop Center  terá Dia D de Vacinação na segunda-feira

Pop Center terá Dia D de Vacinação na segunda-feira