ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita vistoria obras no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais

O local está sendo preparado para receber crianças e adultos com sintomas de diferentes viroses gripais, inclusive coronavírus

28-03-2020 | 16:33:41

A manhã deste sábado (28) foi de trabalho intenso no prédio que era destinado ao funcionamento da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na avenida Bento Gonçalves, em Pelotas. O prédio passa por obras, além de organização do espaço, para se tornar nos próximos dias o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais. A prefeita Paula Mascarenhas esteve no local e vistoriou as mudanças que estão sendo feitas para o atendimento da população.

Fotos: Michel Corvello

A visita, guiada pela secretária de Saúde, Roberta Paganini, começou na área externa do prédio, onde será instalado um contêiner de triagem dos pacientes que só darão entrada no Centro se apresentarem sintomas graves de alguma síndrome gripal. "Com a mudança de protocolo do Ministério da Saúde não temos mais como definir o que é causado por outros vírus e o que é o novo coronavírus, por isso estaremos prontos para atender em qualquer um dos casos", explicou a secretária. 

Já na área interna, Paula conferiu a adaptação feita em uma parte do prédio destinada a garantir a higienização dos profissionais de saúde. Está sendo construída uma espécie de ala de desinfecção a partir do protocolo da Organização Mundial da Saúde que quer garantir a proteção daqueles que irão trabalhar com pacientes seja infectados pela Covid-19 ou não. "O local contará, inclusive, com chuveiros para que médicos, enfermeiros e assistentes de enfermagem, tomem banho ao término do expediente e assim evitem o contágio de pessoas com quem irão interagir fora daqui", relatou Fernanda Lessa, diretora de Atenção Especializada da SMS.

+ Mais 34 profissionais de saúde fortalecem enfrentamento à Covid-19 no município

O Centro de Atendimento a Síndromes Gripas irá oferecer 30 leitos para adultos e 15 para crianças, sendo que deste total, podem ser destinados cerca de cinco para UTI pediátrica e, no mínimo, quatro para tratamento intensivo de adultos. Nos quartos, a prefeita constatou a possibilidade de instalação de respiradores, aparelhos necessários para o atendimento de pacientes com problemas respiratórios graves, inclusive necessitados de UTI. 

Fotos: Michel Corvello

Em quase todos os leitos já existem saídas de oxigênio, o que garante a colocação de respiradores. Há uma promessa do Ministério da Saúde de encaminhar esses equipamentos para os municípios nos próximos dias, mas a Prefeitura de Pelotas se adiantou e negocia quatro aparelhos. " Todos serão instalados aqui no Centro. Esse será um espaço qualificado, como poucos existentes no Estado, capaz de permitir o nosso esforço para controle e combate ao coronavírus", garantiu Paula.

+ Pelotas adota protocolos da fase de mitigação declarada pelo Estado

Equipe

A gestão do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais será da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mas uma força-tarefa de profissionais já começa a ser formada para colocar em funcionamento o local. De acordo com Roberta Paganini, será feita uma união de esforços e de experiências entre trabalhadores da própria secretaria, mas também das Universidades Federal e Católica de Pelotas, além dos hospitais do município. 

Doações

Durante a visita, a secretária de Saúde informou à prefeita da necessidade de doações da comunidade para mobiliar o mais rápido possível a unidade que irá tratar doentes de viroses gripais. As camas que já estão nos quartos foram doadas pelos hospitais da cidade. Lençóis, toalhas, travesseiros, preferencialmente, de algodão, também são bem-vindos, além da ajuda de empresas que queiram colaborar no aparelhamento de leitos de UTI.

+ Prefeitura arrecada doações para ajudar população mais vulnerável

Contêiner

Ainda durante a vistoria, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu as chaves de quatro contêineres cedidos pelo empresário Uiliam Pinz, proprietário de uma firma que adapta e comercializa as estruturas utilizadas em cargas marítimas. Equipados com instalações elétricas e ar condicionado, os contêineres, devem ser usados para depósito de materiais e também refeitório.

Fotos: Michel Corvello

Pinz contou que ao saber da necessidade da SMS, em ter uma estrutura isolada da área de atendimento dos pacientes para a refeição dos profissionais, resolveu fazer o empréstimo. " Iriam ficar parados, sem gerar renda para mim, então vão ajudar a salvar vidas", disse ao concluir o gesto solidário. A prefeita agradeceu ao empresário e destacou que toda ajuda e doação, neste momento, serão iniciativas muito importantes para o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram , Twitter e canal WhatsPel. 

Tags

coronavírus, covid-19, prefeita, paula mascarenhas, upa bento, centro de atendimento, vistoria

Carregando 0%
Carregando 0%