
27ª Fenadoce é aberta com aposta no desenvolvimento regional
Na noite desta quinta-feira (13), foi aberta oficialmente a 27ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice Idemar Barz, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e demais autoridades civis e militares. O evento começou no dia 5 e segue até 23 de junho, movimentando o turismo da região e valorizando a tradição doceira, patrimônio imaterial pelotense.
I Seminário de Turismo e Cultura movimenta discussões na Fenadoce
Reconhecimento de Pelotas como patrimônio nacional completa um ano
115 excursões visitam a Fenadoce e lotam hotéis
Turismo Virtual mistura patrimônio e tecnologia na Fenadoce
Em meio a Cidade do Doce, a prefeita Paula resumiu a feira como aquilo que a cidade tem de melhor. Os talentos locais, a capacidade empreendedora da população, o olhar que a iniciativa privada voltou para a região são, conforme a chefe do Executivo Municipal, reflexos da atuação do Poder Público, que tem tratado de abrir as portas do município para quem gera renda, riquezas e desenvolvimento.
“A Fenadoce é a grande vitrine dos nossos talentos, das pessoas empreendedoras que criaram a história dessa cidade, que já passou por momentos difíceis, mas se recupera. Os talentos fizeram de Pelotas um polo educacional e cultural, com um patrimônio reconhecido por todos os brasileiros. Temos essa honra porque homens e mulheres criaram isso juntos, acreditaram nos nossos potenciais. E agora nós temos que deixar o nosso legado”, disse Paula.
Ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite agradeceu a oportunidade de voltar à Fenadoce na 27ª edição, agora como governador do Estado, e ressaltou o tamanho do desafio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para concretizá-la.
“A realização dessa feira é uma inspiração para enfrentarmos as dificuldades que todos temos no dia a dia, principalmente quem empreende. O cenário é hostil, com carga tributária elevada, infraestrutura precária e burocracia pesada, mas os organizadores da Fenadoce, assim como outros tantos gaúchos, não se intimidam, e com coragem e dedicação superam os desafios e conseguem gerar tanta riqueza e eventos bonitos como este”, ressaltou Leite.
Prefeita destacou os talentos locais e o empreendedorismo da população como fatores que levam a cidade a se desenvolver, mesmo em meio a crise. Fotos: Gustavo Vara
Desenvolvimento regional
A Fenadoce também recebeu na quinta-feira uma série de anúncios com enfoque no desenvolvimento de Pelotas e da Zona Sul, tanto da iniciativa privada quanto do Governo do Estado. Já em sua chegada na feira, Eduardo Leite fez a entrega de novas viaturas para a Brigada Militar, que vem para qualificar o atendimento aos chamados.
Ainda na oportunidade, a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) firmou um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais prevê a recuperação do acervo de pinturas do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, por meio da parceria com o corpo técnico da Sedac e da UFPel, através dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro. Parte da equipe é a mesma que atua com os materiais encontrados na cápsula do tempo de Yolanda Pereira, e que também restaurou as pinturas do Paço Municipal.
Fotos: Gustavo Vara
O governador ainda anunciou o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a ser celebrado em 17 de agosto, seguindo exemplo do que ocorre em Pelotas. Nesta data, será oficializado o tombamento da sede do Banco Pelotense e assinado o decreto que regulamenta o Registro do Patrimônio Imaterial no Rio Grande do Sul.
Por fim, os gestores municipais e estaduais prestigiaram o lançamento do empreendimento hoteleiro Ibis Styles Hotels, da rede Accor. O investimento de R$ 42 milhões, na avenida Dom Joaquim, começará a ser construído em julho, gerando novos empregos na área da construção civil.
Confira mais fotos da abertura da Fenadoce no Flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta