ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Turismo Virtual mistura patrimônio e tecnologia na Fenadoce

Aplicativo traz interatividade para o estande da Prefeitura na feira, proporcionando aos visitantes conhecer o que a Princesa do Sul tem de melhor

31-05-2019 | 14:35:12

Lançado há nove meses, o aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, desenvolvido pela Prefeitura e pela Dimensio – Design & Tecnologia, é uma das grandes novidades para a Fenadoce 2019, que ocorre entre os dias 5 e 23 de junho. A plataforma garante a interatividade com o estande do Município na feira, de onde pelotenses e turistas poderão visitar o Centro Histórico e a zona rural, sem sair do lugar. 

Saiba mais:

27ª Fenadoce vai exaltar patrimônios material e imaterial de Pelotas

Aplicativo desvenda o interior de prédios históricos

Reconhecimento de Pelotas como patrimônio nacional completa um ano

Na proposta - concebida pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), junto da Assessoria Especial de Comunicação (Ascom) – oito cartões-postais de prédios históricos são as chaves para liberar conteúdos exclusivos, como fotografias, reconstruções em 3D e realidade aumentada. Em cores vibrantes, os desenhos exclusivos retratam o Paço Municipal, a Casa Assumpção, a Casa Dois/ Casas Gêmeas, a antiga Escola de Agronomia Eliseu Maciel, o Mercosul, o Mercado Central, o Quartel Legalista e o Theatro Sete de Abril.

O espaço da Prefeitura também reflete a temática da 27ª edição da Fenadoce, “Patrimônio Nosso”, ao trazer uma ilustração do prédio centenário do Executivo feita por Leandro Selister, artista responsável pelo projeto cênico de toda a feira. No painel estarão ainda dois televisores, um veiculando as belezas da colônia de Pelotas e o outro ligado a um óculos de realidade aumentada, combinando o patrimônio com a tecnologia.

Postais foram desenvolvidos pela equipe de design da Assessoria Especial de Comunicação - Arte: Ascom

Informações da feira e ingressos

O aplicativo Turismo Virtual em Pelotas pode ser encontrado para download gratuito no Google Play, e em breve deve estar disponível também na Apple Store. Ele integra ainda o Espaço Arte do Doce, que a cada evento reflete a temática do ano.

Por meio da plataforma, um painel com 21 fotografias apresentando detalhes do patrimônio arquitetônico de Pelotas poderá ser acessado através de smartphones e tablets, com a possibilidade de baixar e compartilhar as imagens nos sites de redes sociais. Assim os visitantes da Fenadoce podem mostrar o que a cidade tem de melhor e também levar um pouco da Capital Nacional do Doce para casa.

Desta forma, quem for à feira poderá se sentir dentro das ilustrações de Selister, por meio da realidade aumentada no aplicativo. Uma prévia da iniciativa de misturar o físico e o virtual das edificações do patrimônio histórico e cultural pode ser vista com o Turismo Virtual em Pelotas a partir de adesivos especiais colados nos prédios do Centro e com o livro do aplicativo, distribuído durante a última Feira do Livro.

A plataforma também possui jogos interativos, que desde o dia 10 de maio dão ingressos para o evento. A cada semana, o melhor pontuador no ranking do aplicativo ganha a entrada gratuita, que pode ser utilizada em qualquer um dos dias de Fenadoce. A retirada do prêmio acontece no Centro de Eventos, onde os nomes estarão disponibilizados junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Artes representam outro patrimônios da arquitetura pelotense - Fonte: Ascom

Tags

fenadoce, feira, turismo virtual, aplicativo, patrimônio

Carregando 0%
Carregando 0%