Yellow Box alerta para proibição de obstrução na 7 de Setembro
O cruzamento das ruas 7de Setembro e Marechal Deodoro ganha um novo reforço para evitar a obstrução do trânsito, nos horários de fluxo mais intenso. O Departamento de Sinalização e Manutenção da Secretaria de Segurança, Transporte e Transito (SSTT) instalou no local uma Marcação de Área de Conflito (MAC), denominação adotada pela resolução 160 do Contran, também conhecida como caixa amarela – Yellow Box.
O recurso já havia sido colocado na esquina da rua Félix da Cunha com General Argolo e agora também neste novo ponto. Segundo o secretário de Transporte, Jacques Reydams, o cruzamento vinha apresentando problemas em virtude do grande movimento em alguns horários do dia. Em frente também há uma escola, o que contribui para o acúmulo de veículos. “Estamos reforçando a sinalização com um recurso previsto em lei e que alerta os motoristas para não cometer a infração de bloquear a passagem da via”, comentou Reydams. Outro cruzamento também analisado e que deverá receber a caixa amarela é o da Osório com a rua Argolo.
O que diz o CTB?
Nas vias cujos leitos apresentarem tal sinalização, o motorista deve atentar para não imobilizar o veículo na área de cruzamento de formar a prejudicar o fluxo na transversal. O alerta advém de dois dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
O Artigo 45 que estabelece a proibição ao condutor de adentrar ao cruzamento diante da possibilidade de ter que parar o veículo, de forma a obstruir o trânsito na via transversal, mesmo que a indicação luminosa do semáforo seja favorável.
O Artigo 182, inciso VII – determina a pena correspondente: infração média (R$ 85,00 mais quatro pontos na carteira de habilitação) que proíbe a parada na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres.