Vítima de septicemia com suspeição de sintomas da Gripe A
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou o primeiro caso de óbito em que o paciente apresentou suspeição de sintomas da Influenza A (H1N1). O homem de 47 anos, fumante, hipertenso, deu entrada no Pronto Socorro de Pelotas no final da tarde de sexta-feira (24) com sinais de crise hipertensiva. Na madrugada de sábado (25), devido à gravidade de seu estado, foi transferido para a UCTI da Santa Casa de Misericórdia, na qual a equipe de plantão diagnosticou infecção grave. Pela manhã, o paciente foi encaminhado à CTI FAU, onde ficou em isolamento, teve coletado material para exame da H1N1 - enviado a Porto Alegre - e foi administrado o medicamento específico para a gripe A.
Na FAU, a situação do paciente se agravou e ele morreu às 15h de sábado, de septicemia (infecção que ocorre no sangue, causado pela proliferação de bactérias e toxinas), sem causa definida. A Vigilância Epidemiológica aguarda resultado de exame laboratorial do Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre, para saber se o paciente realmente teve a Influenza A (H1N1).
Em decorrência do aumento de casos suspeitos da nova gripe, na sexta-feira, o secretário de Saúde, Francisco Isaías, determinou a suspensão, para os servidores/funcionários da SMS, de novas autorizações para gozo de férias, licenças, participações em cursos, congressos e seminários, etc. A Ordem de Serviço SMS nº 001/2009, também estabelece que os deslocamentos dos servidores/funcionários da SMS, para fora do município, só deverão ocorrer por motivos assistenciais, relacionados à Influenza A H1N1 e questões legais, sempre com autorização prévia do Gabinete. O Departamento de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, intensificará orientações às Instituições Públicas e Privadas sobre o manejo das situações em que estejam envolvidas concentrações de pessoas em locais fechados, principalmente na área da educação.
Boletim atualizado (27) da Síndrome Respiratória Aguda Grave - Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, desde o início das notificações:
21 casos suspeitos;
01 caso descartado por exame laboratorial;
01 caso confirmado, oriundo da Austrália;
12 casos aguardando resultados;
08 internações, sendo que dois dos pacientes já deram alta e cinco seguem internados.
01 óbito suspeito de H1N1, em 25/07/2009.
Hoje (27) cinco pacientes estão internados, com acompanhamento.
As pessoas/instituições e empresas interessadas em orientações e esclarecimentos deverão entrar em contato pelo fone 3284.7722 (Coordenação de Epidemiologia da SMS, de segunda a sexta, no horário de expediente: das 8h às 17h45min) ou 3222.5963 (Sala da INFLUENZA) de segunda a segunda, das 8h até as 17h.
Gripe – é uma doença respiratória e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e contato com secreções.
O mais importante é prevenir- Como podemos prevenir gripes?
*ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço descartável (papel)
*lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar – no mínimo dez vezes ao dia
*manter-se em ambientes arejados
*evitar locais com aglomeração de pessoas
*evitar contato direto com pessoas doentes
*evitar tocar os olhos, boca e nariz
*não compartilhar alimentos e utensílios pessoais
Ao perceber os sintomas gripais, procure atendimento médico nas UBSs.