Vítima de septicemia com suspeição de sintomas da Gripe A

Por Divulgação 27-07-2009 | 00:00:00
Tags:


O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou o primeiro caso de óbito em que o paciente apresentou suspeição de sintomas da Influenza A (H1N1). O homem de 47 anos, fumante, hipertenso, deu entrada no Pronto Socorro de Pelotas no final da tarde de sexta-feira (24) com sinais de crise hipertensiva. Na madrugada de sábado (25), devido à gravidade de seu estado, foi transferido para a UCTI da Santa Casa de Misericórdia, na qual a equipe de plantão diagnosticou infecção grave. Pela manhã, o paciente foi encaminhado à CTI FAU, onde ficou em isolamento, teve coletado material para exame da H1N1 - enviado a Porto Alegre - e foi administrado o medicamento específico para a gripe A.

Na FAU, a situação do paciente se agravou e ele morreu às 15h de sábado, de septicemia (infecção que ocorre no sangue, causado pela proliferação de bactérias e toxinas), sem causa definida. A Vigilância Epidemiológica aguarda resultado de exame laboratorial do Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre, para saber se o paciente realmente teve a Influenza A (H1N1).

Em decorrência do aumento de casos suspeitos da nova gripe, na sexta-feira, o secretário de Saúde, Francisco Isaías, determinou a suspensão, para os servidores/funcionários da SMS, de novas autorizações para gozo de férias, licenças, participações em cursos, congressos e seminários, etc. A Ordem de Serviço SMS nº 001/2009, também estabelece que os deslocamentos dos servidores/funcionários da SMS, para fora do município, só deverão ocorrer por motivos assistenciais, relacionados à Influenza A H1N1 e questões legais, sempre com autorização prévia do Gabinete. O Departamento de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, intensificará orientações às Instituições Públicas e Privadas sobre o manejo das situações em que estejam envolvidas concentrações de pessoas em locais fechados, principalmente na área da educação.


Boletim atualizado (27) da Síndrome Respiratória Aguda Grave - Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, desde o início das notificações:

21 casos suspeitos;
01 caso descartado por exame laboratorial;

01 caso confirmado, oriundo da Austrália;

12 casos aguardando resultados;

08 internações, sendo que dois dos pacientes já deram alta e cinco seguem internados.

01 óbito suspeito de H1N1, em 25/07/2009.

Hoje (27) cinco pacientes estão internados, com acompanhamento.


As pessoas/instituições e empresas interessadas em orientações e esclarecimentos deverão entrar em contato pelo fone 3284.7722 (Coordenação de Epidemiologia da SMS, de segunda a sexta, no horário de expediente: das 8h às 17h45min) ou 3222.5963 (Sala da INFLUENZA) de segunda a segunda, das 8h até as 17h.


Gripe – é uma doença respiratória e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e contato com secreções.

O mais importante é prevenir- Como podemos prevenir gripes?

*ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com lenço descartável (papel)

*lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar – no mínimo dez vezes ao dia

*manter-se em ambientes arejados

*evitar locais com aglomeração de pessoas

*evitar contato direto com pessoas doentes

*evitar tocar os olhos, boca e nariz

*não compartilhar alimentos e utensílios pessoais

Ao perceber os sintomas gripais, procure atendimento médico nas UBSs.

Notícias Relacionadas

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Rede Psicossocial define cronograma dos Caps na Rua

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado

Prefeitura está engajada no Agosto Dourado

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados