ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Vacina chega para mais de 900 pessoas nesta terça-feira

Imunização contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira (2) para idosos com 80 anos ou mais, médicos veterinários e educadores físicos

01-06-2021 | 17:34:30

Esta terça-feira (1º) foi marcada por mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19 em Pelotas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 985 pessoas, que fazem parte de dois grupos prioritários, foram imunizadas nos pontos de vacinação selecionados. 416 trabalhadores da área da Educação, que atuam nos setores de apoio e administrativo, receberam a 1ª dose do imunizante no IFSul da Praça 20 de Setembro, enquanto 569 idosos com 82 anos ou mais foram vacinados com 2ª dose da AstraZeneca em cinco CTGs da cidade, no auditório do Colégio Pelotense e no salão da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes, no Balneário dos Prazeres.

985 pessoas foram vacinadas nesta terça-feira (1º). Fotos: Michel Corvello

Relato de quem se vacinou

A monitora da Casa da Criança São Francisco de Paula, Rosane Moura de 39 anos, disse que, depois de receber a 1ª dose da vacina, está um pouco mais tranquila, mas que fica ansiosa para a 2ª dose e para poder voltar a trabalhar com as crianças logo e em segurança. 

A monitora foi vacinada pela voluntária da área da saúde no IFSul nesta terça-feira (1º). Foto: Michel Corvello

Aos 82 anos, acompanhada pelo filho, e desejando saúde e felicidade aos profissionais de saúde, a aposentada Helena Rodrigues chegou ao CTG Negrinho do Pastoreio para se vacinar. Ela disse estar satisfeita com a imunização e com o atendimento recebido.

Helena chegou ao ponto de vacinação na companhia do filho e esbanjando alegria. Foto: Michel Corvello

Atenção às datas e à documentação necessária

A enfermeira responsável pela vacinação no CTG Negrinho do Pastoreio, Melise Teixeira, salientou que é de extrema importância que as pessoas confiram se estão portando a documentação correta e tenham atenção redobrada sobre os locais, horários e grupos da imunização. A profissional também pontuou que, mesmo após a vacinação, é necessário que os imunizados continuem mantendo todos os cuidados para se garantirem longe do coronavírus.

Confira o cronograma para os próximos dias

Quarta-feira (2):

- 2ª dose da vacina para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a 1ª dose nos dias 3, 4 e 5 de março, das 10 às 15h, nos sete pontos dos bairros; e

- aplicação da 1ª dose da vacina para médicos veterinários e educadores físicos, no IFSul da Praça 20 de Setembro - com entrada pelo estacionamento -das 9 às 17h.

Quinta-feira (3):

- aplicação da 1ª dose para pessoas com comorbidades definidas no Plano Estadual de Vacinação e pacientes com deficiência permanente, cadastrados ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos, nos sete pontos da campanha nos bairros, das 10 às 15h.

Sexta-feira (4):

- drive-thru de vacinação para profissionais da Educação - professores do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, no Centro de Eventos, das 9 às 17h.

Sábado (5):

- drive-thru de vacinação para profissionais da Educação - professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, no Centro de Eventos, das 9 às 17h.

Fique atento aos endereços

Para a 2ª dose dos idosos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente:

- CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata;

- CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal;

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada;

- CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha;

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas;

- Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro; e,

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres. 

Para a 1ª dose para veterinários e educadores físicos:

- IFSul - Instituto Federal Sul-rio-grandense (Campus Pelotas), Praça 20 de Setembro - com entrada pelo estacionamento.

Para a 1ª dose para profissionais da Educação:

- Centro de Eventos, na avenida Pinheiro Machado, 3.390.

Confira a documentação necessária para cada caso aqui

+ Prefeitura amplia ações de vacinação nesta semana

O que diz a SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outro imunizante, incluindo o que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder com a aplicação.

Tags

saúde, coronavírus, vacina covid-19, vacina coronavírus, vacinação

Carregando 0%
Carregando 0%