ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura amplia ações de vacinação nesta semana

Aplicações tanto de 1ª quanto 2ª dose ocorrem de segunda-feira (31) a quinta-feira (3)

Por Marina Amaral 30-05-2021 | 13:48:22

Durante esta semana, a Prefeitura irá ampliar as ações de vacinação contra o coronavírus em Pelotas. Além da aplicação da 2ª dose para idosos com 80 anos ou mais e 1ª dose para profissionais da educação, que já estavam previstas, serão imunizados veterinários e educadores físicos (integrantes do último grupo de profissionais da saúde), gestantes e puérperas com qualquer comorbidade que ainda não tenham recebido a 1ª dose, e demais pessoas com comorbidades, previstas pelo Plano Estadual de Vacinação, e deficientes permanentes que recebem ou não o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

2ª dose para idosos

Na próxima terça (1) e quarta-feira (2), o público com 80 anos ou mais, que se vacinou entre os dias 1º e 5 de março, irá receber a 2ª dose nos bairros. O processo ocorrerá das 10h às 15h, e os contemplados deverão apresentar documento de identidade com foto e carteira de vacinação, a fim de comprovar a 1ª dose.

Veja o cronograma

* terça-feira (1): 2ª dose para idosos com 82 anos ou mais, que receberam a 1ª dose nos dias 1º e 2 de março, das 10h às 15h

* quarta-feira (2): 2ª dose para idosos com 80 anos ou mais, que receberam a 1ª dose nos dias 3, 4 e 5 de março, das 10h às 15h

Endereço dos pontos de vacinação 

- CTG Raízes do Sul - avenida Cidade de Lisboa, 610 – Fragata 

- CTG Negrinho do Pastoreio - avenida João Gomes Nogueira, 273 – Areal 

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 - Cohab Tablada 

- CTG Os Farrapos - Rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha 

- Casa da Amizade, na Associação Rural - avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas 

- Auditório do Colégio Pelotense – entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- Salão da Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

Profissionais da educação

Na segunda (31) e terça-feira, está prevista a vacinação de profissionais da educação do Ensino Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, no drive-thru, no Centro de Eventos, e no IFSul da Praça 20 de Setembro, respectivamente. Para receber a dose, os integrantes desse grupo precisam apresentar uma declaração emitida pela escola onde trabalham, em papel timbrado, seguindo modelo-padrão disponibilizado pela Prefeitura no hotsite do coronavírus. Além disso, devem levar documento de identidade, comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS. 

O processo vai seguir o seguinte planejamento:

Drive-thru, das 9 às 17h, no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado.

* segunda-feira (31): 1ª dose para trabalhadores da educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo

IFSul, das 9 às 17h Campus Pelotas, Praça 20 de Setembro

* segunda-feira (31) – 1ª dose para trabalhadores da educação, que sejam professores, professores especializados, auxiliares de Educação Infantil e monitores

* terça-feira (1) – 1ª dose para trabalhadores da educação, dos setores de apoio (merendeiras, higienizadores e porteiros) e administrativo. 

Profissionais de saúde

Na quarta-feira (2), serão vacinados os integrantes do último grupo de profissionais da saúde, os médicos veterinários e educadores físicos, com 18 a 60 anos. A aplicação será no IFSul da Praça 20 de Setembro, das 9h às 17h, com entrada pelo estacionamento. Os contemplados deverão levar registro no Conselho de Classe, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que profissionais dos grupos anteriores (enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, médicos, odontólogos, fisioterapeutas e demais trabalhadores registrados em Conselho de Classe) que não receberam a 1ª dose, poderão ir até o local na quarta-feira para serem imunizados, portando registro do Conselho, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS. 

Já os profissionais das áreas de apoio e administrativo que trabalhem em serviços de saúde devem levar identidade, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS e comprovante de atuação em serviços de saúde e/ou declaração de vínculo empregatício em atividades da área com assistência a pacientes. O modelo está disponível no hotsite do coronavírus.

Confira a programação

* quarta-feira (2): aplicação da 1ª dose para veterinários e educadores físicos, no IFSul da Praça 20 de Setembro - com entrada pelo estacionamento -, das 9h às 17h

Comorbidades e deficiência permanente

Na quinta-feira (3), nos bairros, ocorre a imunização de pessoas com as comorbidades definidas e pacientes com deficiência permanente cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos. A ação será das 10h às 15h, nos mesmos pontos de vacinação listados acima, na “2ª dose para idosos”.

O atestado padrão para as pessoas com comorbidades está disponível neste link e pode ser retirado nos serviços de saúde, públicos e privados, e nas Unidades Básicas de Saúde, no turno da tarde, das 13h às 17h). Para os deficientes permanentes que recebem o BPC, será solicitado apenas o comprovante do benefício, obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, no site do INSS. 

Já os deficientes permanentes que não recebem o BPC, deverão anexar uma comprovação da deficiência que pode ser feita com um dos documentos abaixo: 

- laudo da rede pública ou particular que indique a deficiência;

- cartões de gratuidade no transporte público; 

- documento comprobatório de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas;  

- documento de identidade oficial com a indicação da deficiência; ou

- qualquer outro documento que possa comprovar a deficiência.

No caso de a pessoa não ter nenhum dos documentos comprobatórios listados, poderá fazer uma autodeclaração da sua deficiência. Considera-se deficiência permanente as pessoas que têm impedimento, a longo prazo, de natureza física, mental, intelectual e sensorial que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com outras pessoas. Esse grupo inclui:

- limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada;

- indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com o uso de aparelho auditivo;

- indivíduo com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com o uso de óculos; e,

- indivíduo com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Fique atento

* quinta-feira (3): aplicação da 1ª dose para pessoas com as comorbidades definidas no Plano Estadual de Vacinação e pacientes com deficiência permanente cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos, das 10h às 15h

Gestantes e puérperas

As gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, que possuem qualquer comorbidade e com idade entre 18 e 59 anos que ainda não tenham se vacinado, poderão procurar o Centro de Especialidades para receber o imunizante. Elas deverão apresentar identidade, comprovante de residência, CPF ou Cartão SUS e atestado fornecido pelo médico.

A aplicação no Centro de Especialidades ocorre das 13h30 às 16h, na rua Voluntários da Pátria, 1436. O processo vai ocorrer mediante distribuição de fichas. 

Orientações importantes antes de vacinar

A Secretaria Municipal de Saúde informa que é preciso aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outro imunizante, incluindo o que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, aquelas pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus: é preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para proceder com a aplicação.

Lista de comorbidades previstas

Abaixo, estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições de acordo com o Plano Estadual de Vacinação.

- Diabetes Mellitus (DM): Diagnóstico de Diabetes Mellitus 

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma) 

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de 3 ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de 4 classes de anti-hipertensivos 

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg 

- HAS com lesão em órgão alvo: HAS com lesão em órgão alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos) 

- HAS associada a comorbidade: HAS em indivíduo com comorbidade. Ex: obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D 

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): Diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária 

- Doença Arterial Coronariana (DAC): Diagnóstico de DAC sem ou com complicações (Ex: IAM) 

- Valvulopatias cardíacas: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas 

- Prótese valvar: Portador de prótese valvar biológica ou mecânica 

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática 

- Doenças de Grandes vasos e fístulas arteriovenosas: Aneurismas, dissecções ou Hematomas de Aorta ou demais grandes vasos 

- Arritmias Cardíacas: Arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada a cardiopatia 

- Cardiopatia Congênita no adulto: Cardiopatia congênita associada a: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico 

- Doenças neurológicas crônicas: Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m2) e/ou Síndrome Nefrótica 

- Imunossupressão : Transplantados de órgão sólido ou medula óssea, uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida

- Câncer: Pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas 

- Hemoglobinopatias graves: Diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior 

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m2 

- Cirrose Hepática: Diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio 

- Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21 

- Gestação ou Puerpério com comorbidades: Gestantes e mulheres em período de até 45 dias após o parto portadoras de comorbidades listadas nesta tabela

Tags

vacinação, profissionais da educação, profissionais da saúde, comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, coronavírus, idosos com 80 anos ou mais

Carregando 0%
Carregando 0%