Durante os meses de férias as doações caem até 40%

Urgente: HemoPel precisa de sangue A e O negativos

Durante os meses de férias as doações caem até 40%

Por Joice Lima 06-02-2019 | 14:16:18
Tags: doação , falta de sangue , hemopel , sangue , hemocentro , doadores

      O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) necessita, com urgência, de sangue dos tipos A e O negativos. Nos meses do verão, que para a maioria das pessoas costuma coincidir com período de férias, é comum o número de doadores diários cair em até 40% e em alguns momentos, como agora, o Hemocentro encontra sérias dificuldades para suprir as necessidades das três instituições de saúde de Pelotas — Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa — e outros 13 municípios da região, que fica encarregado de abastecer.

Doações costumam diminuir no período de férias, durante os meses de verão. Fotos: Marcel Ávila

'Trotes solidários', que levam novos universitários (maiores de 18 anos ou com autorização dos responsáveis) para doar sangue e iniciativas de empresas parceiras, que indicam doadores, são ações que costumam contribuir para a normalização dos estoques.

O que precisa para doar?

– Estar em boas condições de saúde;

– Levar documento oficial de identidade com foto;

– Ter entre 16 e 69 anos — adolescentes de 16 e 17 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis legais;

– Pesar, no mínimo, 50 quilos;

– Não estar em jejum;

– Ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

– Quem tomou a vacina da gripe deve esperar 48 horas para realizar a doação;

Quantas vezes ao ano se pode doar?

– Homens podem doar quatro vezes por ano, e devem fazer um intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra.

– Mulheres podem doar três vezes por ano, com um intervalo mínimo de 90 dias entre doações.

Quem não pode doar?

– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade.

– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Tatuagem e piercing

Quem fez uma tatuagem, colocação ou retirada de piercing ou maquiagem definitiva precisa aguardar por pelo menos 12 meses para fazer uma doação de sangue. A recomendação do Ministério da Saúde reforça a segurança do processo de doação de sangue, tanto para o doador quanto para quem vai receber.

Endereço e horários

O HemoPel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no primeiro sábado do mês, das 8h às 13h. Empresas interessadas em ser parceiras, indicando doadores, devem procurar a coordenação. O endereço é avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)