Agentes Mirins da Defesa Civil recebem capacitação de primeiros socorros
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) orientou os alunos a identificarem Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), engasgos e parada cardíaca
Alunos da rede municipal de ensino, integrantes do projeto Agentes Mirins da Defesa Civil de Pelotas receberam nesta terça e quarta-feira (3 e 4) capacitação para primeiros socorros com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A escola Raphael Brusque e Luiz Augusto de Assumpção foram as contempladas pelo projeto.
Com o objetivo de difundir conhecimento sobre sinais e sintomas de possíveis situações de emergência, os Agentes Mirins foram preparados para lidarem em contextos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), engasgo e parada cardíaca. Os alunos receberam ainda, orientações de como pedir ajuda através do contato com o SAMU, para além de aprender, divulgar a informação para seus colegas e parentes.
Segundo o coordenador geral do Samu e diretor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) local, enfermeiro Marcelo Rodrigues da Rosa, a criança possui capacidade de atenção e aprendizado que são levados para a vida inteira.
É importante que desde crianças este conhecimento indispensável seja perpetuado, essa memória ativa nos garante futuras pessoas qualificadas e certeiras”, explica.
Os Agentes Mirins do projeto tem entre 8 e 17 anos, estão matriculados em escolas da rede municipal e vivem em zonas que são consideradas de risco desde as enchentes de 2024. Os inscritos são direcionados para sete atividades, incluindo noções de primeiros socorros, rodas de conversa com as comunidades diretamente afetadas e formações sobre desastres.