UBS do Gruppelli retoma atendimentos nesta quarta-feira (17)
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gruppelli, zona rural de Pelotas, volta a funcionar a partir das 8h desta quarta-feira (17) após seis dias. O posto foi o mais atingido pelo ciclone extratropical que castigou Pelotas e região na semana passada. A água chegou a 80 centímetros nas dependências da UBS, comprometendo medicamentos e danificando móveis e equipamentos. Uma equipe formada por agentes comunitários de saúde, reforçada por usuários da própria comunidade, deu início a partir de quinta-feira (11) à limpeza geral da unidade.
A UBS ficou seis dias fechada. Fotos: Divulgação
A UBS Gruppelli retoma nesta quarta com serviços de acolhimento, atendimento médico, de enfermagem e nutricionista. O serviço de saúde bucal ficará temporariamente suspenso em razão dos estragos no consultório odontológico. A cadeira odontológica, avaliada em R$ 36.6 mil, foi atingida pela água que invadiu a unidade e ainda não se sabe se poderá ser reutilizada. Para esse serviço a unidade de referência ao usuário é a da Colônia Maciel, cujo atendimento é feito pela mesma profissional. Toda a medicação atingida, principalmente as acondicionadas nas prateleiras mais próximas ao piso, como antibióticos, anticoncepcionais, antialérgicos, corticoide e analgésico, foi recolhida e reposta pela Farmácia Municipal. A vacinação também ficará comprometida nos próximos dias em razão da geladeira que acondicionava as doses ter sofrido avarias. Outra geladeira, um microondas, um compressor, dois computadores, dois ventiladores e duas estufas sofreram danos elétricos e tiveram motores submersos, apresentando risco de curto-circuito e perda total.
Levantamento da equipe da própria UBS, necessário para embasar o decreto de situação de emergência a ser assinado pelo prefeito Fernando Marroni, dentro do prazo previsto na legislação, aponta ainda danos consideráveis no mobiliário em função do contato prolongado com água, lama e umidade.
Houve também perda total de dois estetoscópios, um aparelho de pressão arterial e de uma balança digital adulta em função de risco elevado de contaminação e impossibilidade de utilização conforme normas sanitárias vigentes. Registra-se ainda inutilização total de material de expediente e impacto na estrutura física, especialmente em portas internas.