
TelePrepPel registra milésimo atendimento
O TelePrepPel chega ao atendimento número mil, em seis meses de funcionamento, revolucionado a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O serviço já responde por mais 40% dos atendimentos de profilaxia pré-exposição (PrEP) na cidade, com alcance ampliado às populações trans e de homens gays e bissexuais sem deixar de fora homens e mulheres cis heterossexuais.
O TelePrepPel, serviço da telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou em mais de 174% o número de usuários que iniciaram a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), em relação ao mesmo período no ano passado, derrubando barreiras de acesso e consolidando o SUS como referência em cuidado integral de pessoas mais vulneráveis à infecção pelo HIV.
“O TelePrepPel, serviço inovador, é uma iniciativa que amplia e descentraliza o acesso aos métodos de prevenção combinada do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo acolhimento sem barreiras”, pontua o médico infectologista da SMS, Hilton Luís Alves Filho.
As teleconsultas podem ser estabelecidas pelo WhatsApp (53) 3284.9526. Além da PrEP, o TelePrepPel realiza telemonitoramento das pessoas que estão utilizando a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e faz busca ativa daqueles que faltaram aos retornos, auxiliando na gestão de efeitos colaterais e favorecendo maior adesão as medidas preventivas.
Com livre demanda, horário expandido e integração ao novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que atende presencialmente no Centro de Especialidades, de segunda a sexta, das 13h às 17h30min, o serviço alia inovação tecnológica, acesso amplo e cuidado humanizado.
“O serviço vem se consolidando como experiência de sucesso na prevenção combinada ao HIV e outras ISTs e fortalece os princípios do SUS – universalidade, equidade e integralidade –, ao mesmo tempo que atua como referência para a rede municipal de saúde, como matriciamento à Atenção Básica”, complementa o médico infectologista.