SMU apresenta o Sistema de Informações Geográficas na Conferência
Apresentação do Sistema de Informações Geográficas – Microrregiões foi o primeiro tema da programação da tarde na 2ª Conferência da Cidade, realizada durante esta terça-feira(5), no Teatro Guarany, para definir, com participação da sociedade organizada, a política local de desenvolvimento urbano visando reduzir as desigualdades sociais e garantir uma cidade para todos. O sistema tecnológico,apresentado por Sinval Xavier (à direita, na foto), da Secretaria de Urbanismo, irá reunir todos os dados sobre o município hoje disponíveis e dispersos pelas secretarias da Prefeitura, órgãos governamentais, entidades e iniciativa privada. Primeiramente o banco de dados estará disponível na Intranet, para consulta dos setores da Prefeitura e, posteriormente, na Internet, onde qualquer cidadão terá acesso às informações. Com o uso de fotografias por satélite, imagem de maior resolução, o levantamento é feito por quadras, eixos viários, lotes urbanos e entidades temáticas(árvores, mobiliário, por exemplo).Cada imagem é checada com as informações disponíveis, sendo complementada com trabalho de campo para atualização. Após sua formatação, cada secretaria será responsável pela atuação dos dados. Ilustrando a explanação, Sinval tomou como exemplo eixos viários, onde verificá-se que a zona urbana tem 141 quilômetros de vias sem pavimentação, 328 quilômetros de ruas com saibro, 67 quilômetros com asfalto e 204 quilômetros com paralelepípedo. Igualmente digitando um endereço, o sistema localiza automaticamente no mapa a localização deste. Pelo projeto piloto feito na microrregião do Fátima ficou evidenciado que a maioria dos imóveis tem uso residencial e que há um número elevado de isenções de pagamento de IPTU. No Fátima, este imposto tem o menor valor de R$ 87,85 e o maior R$ 1.404,00. O sistema identifica digitalmente cada rua, acusando obras de saneamento, linhas de ônibus e espaços urbanos vazios, entre outros. Logo em seguida, a secretária de Urbanismo, Eulália Anselmo, fez o lançamento da campanha Plano Diretor Participativo, com a apresentação de um vídeo com 15 minutos, do Governo Federal, explicando à comunidade a importância da participação popular na elaboração do Plano Diretor. O material será utilizado como incentivo e informação nas reuniões que a secretária vêm realizando nas 72 microrregiões da cidade. Como preconiza o Ministério das Cidades, os planos diretores, a serem aprovados até outubro de 2006 nos municípios com mais de 200 mil habitantes, precisam passar pela aprovação da população, a fim de evitar a formatação de uma cidade que prioriza o desenvolvimento em detrimento do social e do meio ambiente. A 2ª Conferência da Cidade está incluída na programação da Semana de Pelotas, realização da Prefeitura e que conta com significativo apoio da Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado. Logo mais, às 18h, será feito o relatório final a ser encaminhado à conferência estadual e a retirada dos delegados que estarão representando Pelotas.