Primeiro encontro da fase inicial ocorreu nesta sexta-feira

SMS qualifica GM em apoio a ações com pacientes em surto

Primeiro encontro da fase inicial ocorreu nesta sexta-feira
Por Autor desconhecido 06-04-2018 | 17:07:30
Tags: capacitação, saúde mental, surto, emergência psiquiátrica, guarda municipal

      A Secretaria de Saúde (SMS) começou, nesta sexta-feira (6), a primeira fase da qualificação da Guarda Municipal (GM) no apoio a intervenções com pacientes em surto. As informações da equipe de Saúde Mental da SMS, compartilhadas no antigo prédio do Colégio Santa Margarida, vão subsidiar a ampliação do entendimento dos agentes de segurança sobre o manejo e os riscos envolvidos no suporte a pessoas em sofrimento psíquico. 

Fotos: Marcel Ávila

      Na etapa inicial, a qualificação será dividida em dois encontros direcionados à primeira turma, formada com 20 guardas. Nesta sexta, médicos, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais da rede pública compartilharam suas experiências no atendimento e conversaram sobre as características das emergências psiquiátricas. Como lidar com cenários de pacientes em crise, maneiras de abordagem com mais tranquilidade e formas de contenção são alguns dos assuntos em destaque. 

“Nosso objetivo é fornecer ferramentas para a Guarda Municipal, entender o manejo e saber como apoiar na condução de pacientes em crise”, afirma a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Gicelma Kaster.

      O trabalho da rede funciona integradamente com vários profissionais e, quando os chamados registram situações de risco - a exemplo de um paciente em surto -, a legislação estadual prevê o acionamento do suporte de forças de segurança. Quando o acolhimento, o transporte ou a contenção de uma pessoa fragilizada mentalmente oferece algum tipo de perigo para o paciente ou terceiros, a GM é acionada. 

      Com a experiência de mais de 35 anos na área, a psiquiatra da SMS, Júlia Frio, chama a atenção para a complexidade deste tipo de intervenção e como elas requisitam um conhecimento amplo de características psicomotoras do paciente para ser possível antecipar os seus passos durante uma crise.

“Os guardas vão aprender do que se trata um paciente em surto psicótico, como ler seus sinais e postura corporal para avaliar em qual a situação ele se encontra”, observa a psiquiatra.

      O aprimoramento constante dos profissionais que compõem a GM ocupa espaço central entre as metas para aperfeiçoar o serviço oferecido à comunidade e está entre as ações programadas pelo Pacto Pelotas pela Paz.  

      O comandante da GM, Sandro Carvalho, ressaltou os ganhos que serão obtidos com a inserção das metodologias em saúde à grade de qualificações da corporação. A meta é oferecer progressivamente a capacitação a todo efetivo.

“Esses conhecimentos vão enriquecer nossa atuação; inclusive, o tema será inserido no treinamento de formação dos guardas que entrarão pelo concurso em andamento”, avalia o comandante.

      Nesta sexta, o foco foi o preparo para atuação em emergências que envolvam pessoas com transtornos mentais. O curso tem sequência no dia 13 de abril, quando serão discutidas as características de chamados com usuários de álcool e drogas.

      Após o término da primeira fase, os gestores das secretarias de Saúde e Segurança Pública (SSP) avaliarão a efetividade do começo da qualificação e programarão as próximas edições com novas turmas.

      Confira a galeria completa de fotos da reportagem neste link do Flickr.

Notícias Relacionadas

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Vigilância Sanitária participa de seminário da pesca artesanal

Vigilância Sanitária participa de seminário da pesca artesanal

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

Retrate realiza curso profissionalizante de patchwork

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba

SAMU Pelotas se destaca em competição durante seminário dos 20 anos do SAMU Guaíba