SME empossa hoje os diretores de oito escolas

Por Divulgação 21-12-2001 | 00:00:00
Tags:

   Hoje(21) às 15h, em solenidade a ser realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Fernando Marroni empossa os diretores de oito escolas municipais, que por razões diferenciadas estavam com direções interinas. Seis dos diretores foram eleitos e dois serão nomeados por indicação da comunidade, devido a não ter havido na escola, candidato que atendesse os critérios estabelecidos pela portaria que regulamenta o processo de escolha de diretores. A gestão é de aproximadamente um ano.
   Os diretores eleitos são as professoras Leoni Braga Ferreira e Laci Nair Ribeiro dos Santos, respectivamente diretora e vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Municipal Raphael Brusque (Colônia Z-3), a professora Neuza Maria da Silva Ribeiro, da E.M. Círculo Operário Pelotense, a professora Alice Maria Szezepanski Montardo, da E.M. Bibiano de Almeida, ambas no Areal, o professor Fernando Antônio Abib Bürkert, da E.M. João José de Abreu (Rincão da Cruz) a professora Nara Beatriz Victória Rezende, da E.M. Arthur de Souza Costa, (Cascata)e a professora Simoni Hartwig Peil, da E.M. Santa Irene, (Três Vendas). As duas diretoras que serão nomeadas são, Lizete Pereira Wille, da E.M. Olavo Bilac(Fragata), e a professora Maristela Mendes Lima, da E.M.Dom Francisco de Campos Barreto(Laranjal).
   Explica o secretário municipal de Educação, Mauro Del Pino, que em algumas destas unidades, no processo eleitoral anterior, a comunidade votou não ao plebiscito de escolas em que concorreu um único candidato. Em outras a direção foi desligada por aposentadoria. Houve ainda escolas em que o número de professores e funcionários foi inferior a dez, como está previsto em lei.
   Entende Del Pino, ser de fundamental importância que a direção das escolas seja eleita pela comunidade escolar, o que caracteriza a gestão democrática no ensino.
   A posse dos diretores hoje, enfatiza o secretário municipal de Educação, encerra em 2001 a nomeação de diretores nas unidades da rede, sendo que em todas foram eleitos ou indicados pela comunidade, de forma direta. O processo democrático foi inovado pela eleição direta de todos os coordenadores pedagógicos da rede pública municipal.
   A meta que a SME se propunha de democratizaçãp da gestão das escolas municipais está sendo completamente atingida, ressalta o secretário de Educação.

Notícias Relacionadas

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal