Segurança: definidos locais para novas câmeras de monitoramento

Por Divulgação 12-08-2009 | 00:00:00
Tags:


O sistema de monitoramento dos espaços públicos de Pelotas vai ganhar até o final do ano o reforço e a precisão das imagens de 15 novas câmeras para vigilância 24h da Guarda Municipal. O processo para abertura de licitação e aquisição dos equipamentos está em fase de finalização pela Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) e a previsão é de que o edital seja publicado até o final deste mês.

O coordenador geral da UGP, Jair Seidel, viaja amanhã a Bagé, onde vai conferir sistema semelhante de monitoramento e encaminhar os ajustes finais do projeto. “Temos alguns assuntos acerca do PDMI para acertar em Bagé, além deles vou também conferir alguns detalhes técnicos para que não haja nenhum empecilho na elaboração do edital”.

O investimento faz parte do projeto de Modernização Tecnológica da Guarda Municipal de Pelotas por meio do uso de quinze câmeras e está orçado em R$ 360 mil. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do então deputado Matteo Chiarelli (DEM), junto ao Fundo de Segurança Nacional e já estão à disposição do município.


Funcionamento

As 15 câmeras serão espalhadas por pontos estratégicos da cidade e o monitoramento feito através de uma central adaptada ao sistema de alarmes da Guarda. O atual sistema de monitoramento da Guarda via rádio foi implantado com estrutura compatível à recepção e gravação de imagens. Para o chefe da Guarda, Márcio Lorenzato, a nova estrutura será equipada com material moderno e de qualidade, ampliando a área de abrangência: “São mais 15 espaços que passam a ser controlados. Nosso trabalho será expandido, facilitando o impedimento e a identificação de ações de depredações. Um trabalho mais abrangente de prevenção que também vai se somar ao trabalho ostensivo da Brigada Militar”, pormenorizou Lorenzato.


Locais

Para a escolha dos novos pontos a serem monitorados por imagens foram levadas em consideração as carências e necessidades apontadas pela Guarda, dirigidas às áreas de maior vulnerabilidade e incidência de delitos.

Conforme o projeto as novas 15 câmeras, serão colocados em locais estratégicos: “Buscou-se contemplar áreas de grande circulação de pessoas e confluência de tráfego, no centro e nos bairros”, explicou Seidel, descrevendo, os locais.


Esquina da rua Andrade Neves com Tiradentes;

Floriano com avenida Saldanha Marinho;

Avenida Brasil com a rua Saturnino de Brito;

Ulisses Guimarães com rua cinco do Dunas;

Avenida Fernando Osório com as avenidas Leopoldo Brod e 25 de Julho;

Avenida Antônio Augusto Assumpção com avenida Rio Grande do Sul;

Rua Manoel Lucas de Lima;

Avenida Duque de Caxias com a rua Campos Sales;


Praças:

Praça Coronel Pedro Osório com Largo Edmar Fetter;

Piratinino de Almeida;

Cipriano Barcelos;

Aratiba

Dom Antônio Zattera

Parque da Baronesa

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)