Saúde oferece serviço de transporte 24 Horas
O Serviço 24 Horas, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza transporte aos pacientes que necessitam se deslocar para realizar procedimentos médicos. O seu foco são pacientes que não correm risco de vida, visto que a equipe encarrega-se somente pelo transporte, sem oferecer atendimento médico. O telefone para solicitar o serviço é o 3284-7735.
Desde terça-feira(26), o serviço passou a contar com um novo veículo, capacitando-se para melhor prestar transporte à comunidade. De acordo com o chefe do Setor de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gilberto Müller Radtke, o novo carro irá dar um reforço na frota já existente, que equivale a dois veículos utilitários e dois automóveis.
Radtke explica que o serviço de transporte 24Horas foi reativado recentemente pelo prefeito Fetter Júnior. Antes, o transporte era feito em horário limitado e somente nos dias de semana. A cobertura total (inclusive nos finais de semana) foi re-implantada pelo prefeito em junho de 2006, com o intuito de suprir uma carência da comunidade em termos de agilidade nesse setor. De 20 de junho até hoje, já foram contabilizados 1.746 atendimentos, em média. O objetivo da prefeitura com esta iniciativa, ressalta Radtke, é oferecer transporte àqueles pacientes que não possuem condições de voltar para casa ou de ir até o hospital.
O serviço 24Horas funciona no sistema de plantões de 12 horas, e cada equipe é composta por um telefonista, um motorista e um técnico de enfermagem. Quando há caso de ligações de pacientes em estado grave, o serviço encaminha o paciente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em outras ocasiões, é o próprio Samu que solicita o serviço de transporte, quando não há risco de morte.
O serviço atende mediante agendamento, mas a prioridade são as ligações de urgência. Atendem também pacientes fixos, que possuem alguma doença crônica e precisam comparecem freqüentemente no hospital, como por exemplo, quem faz hemodiálise, fisioterapia, quimioterapia ou radioterapia. Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer um cadastro junto ao setor. De acordo com Radtke, o setor hoje atende uma demanda muito elevada de usuários e, por este motivo, é preciso verificar a disponibilidade das vagas quando o paciente solicita o benefício.
Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras
Prefeitura intensifica cuidados com população vulnerável no frio