SAS promove oficina sobre atendimento integral à família
Servidores dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município participaram de uma capacitação na tarde desta quinta-feira (4), junto ao auditório da Secretaria de Assistência Social, sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A ‘I Oficina Paif: repensando nossa prática’ foi ministrada pelas psicólogas da rede, Graciane Tavares e Cristiane Campos, que participaram de treinamento oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no mês de agosto.
Fotos: Marcel Ávila
Os técnicos dos Cras e as equipes volantes debateram, em grupos de conversa, temas como acolhida, atendimento particularizado, oficinas e campanhas socioeducativas. Também foi incentivada a análise da atuação dos Centros de Referência dentro do Paif.
“É um pontapé para refletir, valorizar e problematizar a prática. Sair do dia a dia automatizado”, ponderou a psicóloga Cristiane Campos que, junto da colega Graciane Tavares, esteve em Curitiba para aprender mais acerca o serviço. As profissionais dos Cras Fragata e São Gonçalo participaram da ‘Oficina Regional de Alinhamento sobre o Paif’, promovida pelo MDS nos dias 28 e 29 de agosto.
Paif
É o principal trabalho social continuado com famílias, cuja finalidade é fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de vínculos familiares, promover o acesso a direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida. Integra a proteção social básica da rede de serviços socioassistenciais.