Salas da Secult têm novas exposições

Por Divulgação 18-08-2009 | 00:00:00
Tags:

secom.imprensa@pelotas.com.br – fones 3921 6022 / 3921 6000 ramais 242- 243-
A partir de amanhã (19) as Salas de Exposição mantidas pela Secretaria de Cultura do município (Secult) apresentam ao público pelotense suas novas exposições, todas elas com prazo final de visitação previsto para o próximo dia 18 de setembro.

Nas dependências das Salas Antônio Caringi e Ináh D’Ávila Costa estarão expostas as obras de 16 alunos formandos em Pintura, Escultura e Gravura (PEG) do Instituto de Arte e Design (IAD/UFPel). A mostra coletiva tem a Curadoria das artistas plásticas Helena Badia e Margareth Beckmann. A mostra vem consolidar a parceria já existente entre Secult, por intermédio de sua Diretoria de Artes Visuais e o IAD.

Denominada De+talhe de Pelotas, a exposição contempla todas as linguagens artísticas e se utiliza das mais diversas técnicas, como por exemplo a técnica mista com frottage, registro fotográfico de intervenções urbanas, xilogravura, xerografia com transparência sobre o papel, pintura com técnica mista e serigrafia. O que chama a atenção nesta exposição é a criatividade e a multiplicidade de técnicas utilizadas, que vislumbram detalhes da cidade que muitas vezes passam despercebidos na frenética corrida cotidiana. Na verdade, tudo é arte. Uma porta em mau estado de conservação, detalhes de um ladrilho hidráulico ou parte de um monumento histórico se transforma na mais pura arte por intermédio das mãos de Bianca Dornelles, Carla Vieira, Cristiane Zaneti, Estela Moreira, Fernando Brandão, Helena Badia, Leonardo de Castro, Letícia Prado, Lidiane Gomes, Luísa Nunes, Margareth Beckmann, Margie Ott, Michele Larroza, Patrícia Moitinho, Rogério Franck e Thiago Reis. A mostra pode ser visitada de Segunda à sexta, a partir das 13h30 até ás 18h30, nas dependências do Centro Cultural Adail Bento Costa.

Também com abertura a partir de amanhã (19), a Sala de Exposições Frederico Trebbi, nas dependências do Paço Municipal, recebe a mostra denominada “Gravuras e Desenhos”, de autoria do artista Mauro Bruschi. A mostra tem como tema principal a crueza de uma metrópole e seus personagens nômades, mendicantes, em absoluta miséria. Por intermédio de suas gravuras e desenhos, o artista tem por objetivo mostrar sua visão, seu olhar sobre o tema proposto.

O diretor de Artes Visuais da Secult, Samuel Sacramento, salienta que a cada nova mostra, se vê surpreendido com o resultado final: “A qualidade e a técnica dos artistas que ocupam nossas galerias, a cada nova mostra, demonstram claramente as potencialidades culturais e artísticas que fazem com que Pelotas se diferencie dos demais municípios. Incentivar e demonstrar estes talentos, é uma das missões da Secult”, conclui ele.

Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens