
RH Itinerante aproxima servidores da gestão municipal
Um novo Programa na área de recursos humanos, o RH Itinerante, agora aproxima os servidores da gestão do Município. O primeiro encontro da foi realizado por equipe da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), na manhã dessa quarta-feira (5), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), com professores de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da zona rural. O segundo, nesta quinta-feira (6) contemplará Emefs da zona urbana. E, na próxima segunda-feira (10), será a vez das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).
Fotos: Lucas Pereira
O titular da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Eduardo Daudt Schaefer, é um entusiasta da iniciativa. "A ideia é que nós possamos dar continuidade no processo de descentralização do RH com as demais secretarias. É um projeto que amplia o diálogo, dá mais transparência e melhora a eficiência dos serviços", destaca.
Nos primeiros encontros foram convidados diretores e coordenadores, que atuarão como multiplicadores nas suas unidades, mas, se necessário, a equipe pode visitar as escolas e ter a mesma conversa com todo o grupo.
Nas reuniões, são discutidos temas como obrigações, benefícios, formas de acessá-los, realização da avaliação de estágio probatório e modo de conduzi-la de forma contínua. A Educação foi a primeira área atendida por representar cerca de metade dos funcionários municipais, no entanto vão ser agendados encontros com servidores de todas as secretarias. O Programa é permanente, pois há mudança frequente nas ferramentas, e novas demandas surgem.
Oportunidade e integração
A diretora de Recursos Humanos da Sarh, Tavane de Moraes, conta que o primeiro dia do evento foi de muita participação, e ela ficou sabendo de problemas que a Secretaria não conhecia, portanto nem procurava solução. Agora será mais fácil mapeá-los e alcançar os trabalhadores da Prefeitura.
Para o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Correa, muitas demandas que chegam não precisariam "passar por lá" e o encontro deverá desburocratizar muitas situações e evitar as desnecessárias. Se os servidores conhecerem os caminhos, terão uma resposta mais rápida.
Para a diretora da Emef Getúlio Vargas, Gina Bastos, a oportunidade foi “maravilhosa, uma integração boa entre as pessoas. A gente leva isso pra escola”, avalia.