"Mulheres que Escrevem Cultura (MEC)" é voltado a mulheres cis, trans e travestis. Gratuito e com certificado, curso também terá espaço kids

Projeto contemplado pela Pnab oferece oficinas de produção cultural

"Mulheres que Escrevem Cultura (MEC)" é voltado a mulheres cis, trans e travestis. Gratuito e com certificado, curso também terá espaço kids
Por Joice Lima 08-10-2025 | 14:48:42
Tags: pnab , oficinas , gratuitas , produção cultural

O projeto "Mulheres que Escrevem Cultura" (MEC), contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) Pelotas, vai oferecer oficinas gratuitas de produção cultural voltadas a mulheres cis, trans e travestis, maiores de 18 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou que tenham vivenciado algum tipo de violência. Serão quatro turmas presenciais, de 20 horas de duração cada, ministradas aos finais de semana ou durante a semana no período noturno, conforme a escolha da participante. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 31 de outubro ou até que se esgotem as vagas. As participantes recebem apostila e certificado. 

A iniciativa busca auxiliar na formação e ampliar as oportunidades para quem tem interesse em trabalhar com produção cultural. Os encontros irão acontecer em quatro locais diferentes da cidade, a fim de facilitar o acesso das participantes: dois no Centro, um no Areal e também no Passo dos Negros.

Idealizado pela atriz e produtora cultural Nina Grace Baptista, o projeto é realizado por uma equipe formada por mulheres atuantes na cultura da região sul do RS. Durante os encontros, as oficineiras irão compartilhar conhecimentos sobre como ler editais, escrever projetos culturais, montar equipes de trabalho, produzir portfólio profissional, divulgar seus projetos e organizar o orçamento e a prestação de contas. 

Cada participante contará com uma apostila impressa, certificado de participação e acesso posterior a um grupo de WhatsApp com envio de editais abertos e consultorias em grupo para as interessadas. Com um olhar atento à realidade das mães, o projeto também irá disponibilizar um espaço kids com recreacionista, durante as aulas, para que nenhuma mulher se prive de participar por não ter com quem deixar seus filhos.

A formação será conduzida pelas oficineiras Nina Grace, Aline Maciel, Brígida Sodré e Daniele Souza, todas com trajetórias reconhecidas na produção cultural, gestão de projetos e articulação comunitária. Também fazem parte da equipe a revisora de textos Aline D’Arisbo e a recreacionista Geovana Greice Baptista. Para mais informações, contate mulheresqueescrevemcultura@gmail.com .

Locais e datas das oficinas:

Turma 1 (noite)

de 20 a 23 de outubro - das 19h às 22h - Museu do Doce – Praça Cel. Pedro Osório, 8 – Centro Histórico

Turma 2 (integral)

dias 7 e 8 de novembro - das 9h às 12h e das 13h30 às 18h - ONG Cuidando de Nós – Travessa 2, nº 24 – Passo dos Negros

Turma 3 (noite)

de 10 a 13 de novembro - das 19h às 22h - Espaço Artístico Academia do Samba – Av. Viscondessa da Graça, 166 – Simões Lopes

Turma 4 (integral)

dias 12 e 13 de dezembro - das 9h às 12h e das 13h30 às 18h - Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Rua Dom Pedro II, 813 – Centro.

Notícias Relacionadas

Prefeitura promove seminário com Conselho Gestor do CEU das Artes

Prefeitura promove seminário com Conselho Gestor do CEU das Artes

Primeiro sábado de outubro está recheado de atividades culturais no Centro Histórico

Primeiro sábado de outubro está recheado de atividades culturais no Centro Histórico

Prefeitura apoia a 1ª Feira de Carnaval de Pelotas

Prefeitura apoia a 1ª Feira de Carnaval de Pelotas

Projeto contemplado pela Pnab  leva teatro a escolas da zona rural

Projeto contemplado pela Pnab leva teatro a escolas da zona rural