
Prefeitura apoia a 1ª Feira de Carnaval de Pelotas
A Prefeitura de Pelotas será apoiadora institucional da 1ª Feira de Carnaval de Pelotas (Fecapel), que vai acontecer no dia 23 de novembro, na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Thomaz Luiz Osório. De iniciativa da Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos de Pelotas, a Feira terá oficinas, rodas de conversa, exposições, ambiente de negócios, que visa promover o diálogo entre a tradição e a inovação, e atrações musicais locais e nacionais, entre elas o cantor Ito Melodia, referência do samba brasileiro.
Na sexta-feira (26), a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, recebeu a presidente da Liga, Kitanji Nogueira, para tratar do evento. “A Fecapel, mais que uma feira, é um ambiente de formação, negócios e celebração da cultura popular, que vai reunir diferentes públicos e linguagens artísticas. Ao mesmo tempo em que busca preservar os saberes históricos do Carnaval, vai incentivar novas práticas, tecnologias e oportunidades ligadas à economia criativa, com o propósito de reafirmar Pelotas como um polo de cultura popular e inovação e fortalecer o nosso carnaval como patrimônio e como espaço de futuro”, explicou Kitanji.
A proposta é tratar da diversidade do carnaval brasileiro, em um espaço democrático e plural, que contemple todos os formatos: trios elétricos, blocos de rua e cordões, escolas de samba (históricas e atuais), bandas carnavalescas, conjuntos vocais, blocos burlescos e clubes sociais.
A Feira estará dividida em setores: um para entidades carnavalescas mostrarem o seu trabalho, enredos, etc.; outro para prefeituras apresentarem o carnaval do seu município; outro setor para economia circular, com grande bazar de destaques, passistas, profissionais do carnaval (mestres-salas, porta-bandeiras, porta-estandartes, etc.) e projetos de reciclagem de materiais no carnaval; e um setor de indústria criativa, com empresas de tecidos, aviamentos, tintas, plumas e outros materiais usados em fantasias e adereços carnavalescos.
As palestras e oficinas gratuitas irão ocorrer pela manhã, até as 15h, quando começam as apresentações artísticas, que seguirão até a meia-noite. O valor arrecadado com os ingressos será revertido para os blocos de rua e cordões que integram a Liga, escolhidos no momento da compra, a fim de financiar o Carnaval de Rua de 2026.
No dia 17 de outubro, a Liga promoverá um evento para apresentação oficial da Fecapel, parcerias e patrocinadores. Para mais informações sobre a Fecapel, contate a produtora Cíntia Carvalhal, pelo celular (053) 8115-0877. Na edição histórica de 2025, a programação do Carnaval de Rua da Liga contou com 60 desfiles de blocos, cordões e bandas.
Notícias Relacionadas

Projeto contemplado pela Pnab leva teatro a escolas da zona rural

Primeiro final de semana da primavera é marcado por atividades no Centro Histórico

Pelotas está apta a receber R$ 5 milhões para o Museu da Cidade

Dia 4 de outubro tem cinema no Largo do Mercado