
Progride a requalificação de vias do Recanto de Portugal
Com investimento de R$ 465 mil, cuja fonte de recursos é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura desenvolve o projeto de requalificação de três vias no Recanto de Portugal, Laranjal. As ruas beneficiadas são a Cidade do Faro, Cidade do Porto e Cidade de Bragança. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável pela fiscalização e gerenciamento da execução das obras realizadas pela SBS Engenharia Ltda, vencedora da licitação.
Os trabalhos de drenagem, com adequação da rede existente, já estão concluídos nas três vias. A base está praticamente finalizada. Equipe técnica da Seplag explica que o leito das ruas passa por etapas preparatórias para receber a pavimentação asfáltica. O primeiro passo é a escavação; o segundo, a compactação; o terceiro, a colocação de base de brita graduada; que também é compactada. Por último, o revestimento asfáltico e a sinalização.
Preparação do leito das vias está em andamento – Fotos: Michel Corvello
A rua Cidade do Faro está com a base pronta e, na Cidade de Bragança, faltam somente encaixes. Os trabalhos, nesta sexta-feira (25), concentraram-se na rua Cidade do Porto, com maquinário pesado trabalhando na preparação do leito.
A partir das pistas prontas para recebimento do asfalto, equipes começam a colocação dos meios-fios de demarcação das calçadas. A seguir, será a vez do asfaltamento. Aproveitando as intervenções naquela área, a Seplag também vai reconstituir muros de contenção (canteiros), com estruturas danificadas, de duas figueiras de grande porte na rua Cidade do Porto.

Muros de contenção das figueiras serão recuperados – Foto: Michel Corvello
Para João Carlos Sehn, que reside na Cidade do Porto há 30 anos, as obras de requalificação eram necessárias. “Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores. Passávamos trabalho e enfrentávamos problemas e desconforto. Em períodos de estiagem, a poeira predominava; nos de chuva, barro, buracos e alagamentos”.

Morador João Carlos Sehn diz que as obras eram aguardadas com expectativa – Foto: Michel Corvello
João Carlos Sehn é ex-presidente da Associação de Moradores do recanto de Portugal e mantém contato permanente com famílias que residem na localidade. “Não há quem não esteja satisfeito com as obras. Elas vêm para beneficiar nossa comunidade”, registra.
A requalificação das três vias envolve 4.934 metros quadrados de área. Na rua Cidade do Faro, as obras se estendem por 112 metros; na Cidade do Porto, em 288 metros; e, na Cidade de Bragança, em 350 metros, entre a Cidade do Porto e a Cidade de Santarém.
Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Prefeitura assina protocolo de intenções com UFPel e IFSul

Prefeitura encaminha programa de reconstrução Pelotas 4M ao Legislativo

Prefeito em exercício visita local que vai receber espaço comunitário no Obelisco