Procon completa 16 anos em Pelotas e oferece consulta ao Serasa
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) completa, nesta sexta-feira (23), 16 anos de atuação em Pelotas. Além de comemorar o atendimento qualificado à população, a data também marca o lançamento de um novo serviço: a consulta ao cadastro do Serasa Experian.
Atualmente, 13 funcionários compõem a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Fotos: Janine Tomberg
O órgão incrementa suas atividades ao oferecer a consulta, que até então era feita mediante pagamento, através dos Correios. No município, os consumidores possuíam acesso, ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apenas por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Agora, os cidadãos poderão obter o extrato de inscrições no cadastro negativo do Serasa diretamente no Procon. A consulta é presencial e feita, exclusivamente, pelo próprio consumidor, portando documento de identificação e número do CPF.
O coordenador do Procon Pelotas, Nelson Soares, explica que, em decorrência do aumento do endividamento da população, foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta com o Serasa.
“A consulta nos permite informar ao consumidor exatamente quem são seus credores, até mesmo para que seja possível um maior êxito em eventuais renegociações”, afirma Soares.
Atendimento diário
O Procon Pelotas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30min, na praça Rio Branco, 7 – antigo prédio da Estação Ferroviária. O telefone para contato, com encaminhamento de dúvidas e sugestões, é o (53) 3305-3505.
Diariamente, até 80 pessoas são atendidas na sede do Programa. A equipe de 13 profissionais se divide ainda entre os serviços de educação ao consumidor, pesquisas, fiscalização e orientação sobre direitos e deveres. Todos os assuntos envolvidos em relações de consumo são abordado pelo Procon.