Prefeitura forma comissão para discutir novo mix do Mercado

Por Divulgação 28-10-2009 | 00:00:00
Tags:


A Prefeitura de Pelotas, por intermédio do disposto no Decreto no 5.217, com data de hoje (28), criou a Comissão que terá por objetivo discutir a utilização e funcionamento do Mercado Público após sua completa restauração. O tema, que já causou inquietações entre os permissionários do local, por ocasião da desocupação, será discutido por esta comissão, assim como a elaboração de um novo Regimento Interno. Fazem parte da Comissão que discutirá o novo “mix comercial” de atividades, os permissionários do local, representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo e Sociedade Civil, ficando a nominata assim composta:

- Permissionários: Itis Planella, Carlos Alberto Fonseca e Roberto Blanco, ficando a nominata dos suplentes para posterior indicação, desde que adimplentes;

- Poder Executivo: Carlos Mário Santos e Lúcio Giacobe Mattea (Suplente) (SDE); Marco Antonio Rolim Brettas e Isabel Cristina Recuero (suplente) (SSU); Mogar Pagana Xavier e Ricardo Silveira (suplente) (Secult);

- Poder Legislativo: Vereadores Ademar Ornel, Eduardo Macluf e Ivan Duarte, com a suplência dos vereadores Eduardo Leite, José Inácio de Jesus e Waldomiro Lima,

- Associação Comercial de Pelotas: Jorge Luiz Almeida da Silva e Mara Rosângela Alves Casa (Suplente);

- Sebrae Pelotas: Rosani Boeira Ribeiro e Márcia Helena Pedrotti Porto (suplente);

- Universidade Católica de Pelotas: Paulo Roberto Cabana Guterres e Marco Antônio Lhullier Moreira (suplente)

A referida Comissão atuará por um período de 90 dias, período em que reunirá seus membros em torno do tema proposto.

Ainda na tarde desta quarta-feira (28), o prefeito Adolfo Antônio Fetter assinou outros dois decretos, ambos versando sobre normas e procedimentos para a utilização das bancas localizadas na Travessa Conde de Piratini (Decreto no 5.216) e para os quartos externos do mercado Central (Decreto no 5.215), no período em que estiver em execução o projeto de Restauração e Requalificação do Mercado.

Orçadas em R$ 2.269.499,77, as obras do Mercado Central deverão estar concluídas em dezembro de 2010. Segundo o projeto de reestruturação do local, as bancas deverão ser reconstruídas nas medidas especificadas no projeto e recuadas em 10 cm para que as colunas em ferro permaneçam visíveis e os corredores centrais tornem-se mais largos em relação às medidas atuais. Todas as bancas passarão a contar com o forro em gesso acartonado e piso em ladrilhos hidráulicos, com padrões diferentes dos utilizados nos corredores de circulação.

Além destas intervenções o Mercado Central receberá também requalificação da estrutura do prédio, a troca do telhado, instalação de nova rede elétrica, hidráulica e lógica, bem como a manutenção das estruturas de ferro que sustentam o telhado. O projeto prevê também a instalação de rede de gás, sistema de prevenção contra incêndio, substituição total do piso atual por ladrilhos hidráulicos, restauração do jardim interno e instalação de sanitários na parte interna do prédio.

Completam o projeto a manutenção de condutores, calhas e rufos. A requalificação da parte externa do prédio já foi concluída, sendo sua última fase composta pela reforma das esquadrias do prédio, que após restauradas, voltaram à sua forma original. Antes da intervenção externa, a última grande reforma aconteceu há cerca de 40 anos, após o prédio ter sofrido um sinistro.

Notícias Relacionadas

Atividades culturais movimentam o final de semana no Centro Histórico

Atividades culturais movimentam o final de semana no Centro Histórico

Parceria entre CTGs e Prefeitura potencializa os Festejos Farroupilhas

Parceria entre CTGs e Prefeitura potencializa os Festejos Farroupilhas

Prefeitura é parceira de exposição do Museu do Hip Hop no Malg

Prefeitura é parceira de exposição do Museu do Hip Hop no Malg

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira