Prefeitura faz entrega simbólica da Fernando Osório nesta terça-feira (10)
Requalificação da avenida contou com aditivos da atual gestão para aumentar a espessura da camada asfáltica e promover adequação do cruzamento com a 25 de Julho
A Prefeitura irá fazer a entrega simbólica da requalificação da avenida Fernando Osório com uma vistoria integrada no cruzamento com a avenida 25 de Julho. O ato está marcado para esta terça-feira (10), às 10h. A obra de reestruturação e recapeamento da pavimentação asfáltica, entre outros conjuntos de melhorias, incluindo ciclofaixas e renovação da sinalização horizontal e vertical, contempla 7,3 quilômetros de extensão dos dois sentidos da principal via da zona norte da cidade, desde a praça 1º de Maio (Praça do Colono) até a BR-116.
Orçada em R$ 17 milhões e iniciada no segundo semestre de 2024, a requalificação da avenida, a cargo da construtora Pelotense, recebeu ajustes da atual gestão, que herdou a obra em andamento em janeiro do ano passado. O titular da pasta de Urbanismo, arquiteto Otávio Peres, destaca o aditivo que garantiu uma espessura final de 3,3 centímetros da camada asfáltica, projetando uma durabilidade maior da pista - solução necessária para uma via que diariamente sofre com um fluxo de veículos pesados de ônibus e caminhões.
“A outra foi um reprojeto, uma adequação geométrica do cruzamento com a avenida 25 de julho, suprimindo a concepção em rotatória que o projeto original iria manter”, disse Peres. Conforme ele, o corpo técnico da Seurb fez uma reprogramação geométrica para que as conversões à direita fossem mais simplificadas. A medida ajudou a destravar o fluxo viário e o trânsito daquela região, que registra acúmulos de veículos em horários de pico. “Foi uma ação bem pontual, até de pequena monta orçamentária que resolveu muito o trânsito da Fernando Osório”, avalia o secretário.
O ato da entrega também contará com a presença do prefeito Fernando Marroni, de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que executa pinturas de meio-fio e roçados especiais, do Sanep, que atua em melhorias de drenagem e limpezas de boca de lobo, da Secretaria de Obras (Smop), e da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), por meio de agentes de trânsito, cuja participação se faz necessária com enfoque educativo devido à restrição de estacionamento devido à constituição de corredores dedicados ao transporte coletivo.