Prefeitura e Caixa vistoriam obra do Loteamento Eldorado
No início da tarde de hoje (20) o secretário de Habitação, Luiz Brandão, e a secretária-adjunta, Cláudia Leite, visitaram a obra do Loteamento Eldorado, acompanhados pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, Evaldir Michelin. O contrato para a construção das 420 moradias pelo programa federal Minha casa, Minha vida, que atenderá famílias que tenham renda familiar de até três salários mínimos, foi assinado em 25 de setembro. Embora a Roberto Ferreira Comercial e Construtora Ltda disponha de até doze meses para a realização da obra, o engenheiro de operação da empresa, Luiz Renato Bender, adiantou que a intenção é acelerar o processo e concluir o cronograma antes do prazo.
Na área de 11 hectares do Eldorado, localizada na avenida Zeferino Costa, logo após o Aeroporto Internacional de Pelotas, nas Três Vendas, serão construídas 420 casas de 36,64 metros quadrados, tendo dois dormitórios cada. No momento, está sendo instalado o canteiro de obras e a parte elétrica, e em andamento a abertura das ruas, o nivelamento das áreas, a abertura de valas para esgotos e água, a marcação dos lotes e a fundação das casas em microestaca.
O trâmite de negociação entre o Município e o proprietário do terreno havia iniciado em 2006, quando a Prefeitura buscava um destino para famílias que haviam invadido o terreno situado ao lado do Presídio Regional de Pelotas. A nova gama de investimentos do governo federal no setor de habitação, possibilita que aquelas famílias que atenderem os pré-requisitos poderão comprar as casas do Loteamento Eldorado, com o financiamento da Caixa. As demais, desde que não tenham residência própria, garante Brandão, serão atendidas em outros empreendimentos, de acordo com sua renda familiar.