Prefeitura decide manter direção do Pronto Socorro

Por Divulgação 19-05-2011 | 00:00:00
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A Prefeitura de Pelotas, que ficou responsável pela gestão do Pronto Socorro após a renovação da contratualização com os quatro hospitais que realizam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), concluída no início deste mês, decidiu manter na direção da instituição os mesmos profissionais do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) que a compunham desde o final de setembro de 2010. Assim, o médico José Francisco Pereira da Silva continua a responder pela direção geral do PS, a médica Mônica de Moura Mendes é a diretora técnica, a direção de ensino fica a cargo do médico Rafael Olivé Leite e a gerência de enfermagem, de Alberto Luiz de Brum. “A maior mudança é que realizaremos reuniões semanais para avaliação da semana anterior e planejamento de ações para a qualificação do atendimento”, comentou a secretária de Saúde, Arita Bergmann. Na primeira reunião, ocorrida na última segunda-feira (16), foi constatada, por exemplo, segundo informa a secretária, a necessidade de contratação de profissionais médicos para os plantões do PS, sobretudo com especialidade na área pediátrica. Interessados em candidatar-se ao posto devem dirigir-se ao Pronto Socorro de Pelotas. O grupo gestor também está avaliando o espaço físico para verificar a viabilidade de se implantar uma enfermaria no local. “A partir de agora, a gestão específica do PS, a parte administrativa, será definida pela Prefeitura e as instituições de saúde das duas universidades contratualizadas - HUSFP/UCPel e Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário (Fau/UFPel) -, que passam a compor um grupo gestor consultivo, coordenado pelo Município”, explicou Arita. As contribuições do Estado para o custeio das despesas do Pronto Socorro somam R$ 206 mil – destes, R$ 150 mil vem do governo estadual e R$ 56 mil de recursos do programa Salvar-Samu -, a Prefeitura entra com R$ 400 mil (antes eram R$ 300 mil), a UFPel com R$ 200 mil e a UCPel com este mesmo valor, porém repassados na forma de materiais – sobretudo medicamentos, materiais hospitalares e alimentos para as refeições, combustível, vestuário, materiais de expediente e manutenção, entre outros. A renovação do contrato dará seguimento à recepção de residentes das duas universidades para exercício médico na área de urgência e emergência.

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