
Prefeitura avança em revisão do Plano de Resiliência Climática de Pelotas
Prefeitura e UFPel avançam na revisão do Plano de Resiliência Climática de Pelotas. O Grupo de Trabalho (GT), formado com esta finalidade por equipes de diversas secretarias e Sanep e por técnicos da universidade, recebeu na manhã desta terça-feira (22) na reunião semanal realizada na Secretaria de Urbanismo (Seurb) o coordenador regional da Defesa Civil, Márcio André Faccin. Ele foi convidado pelo secretário da Defesa Civil do município, Milton Martins, para acompanhar o encontro e dar um parecer sobre o plano de trabalho. O GT foi constituído a partir do curso do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (Capacidades), ministrado em formato online para representantes da Prefeitura e da UFPel por técnicos do Ministério das Cidades nos meses de maio e junho.
Faccin gostou do que viu. Para ele, oficial da Brigada Militar com larga atuação no enfrentamento de crises climáticas, o plano de revisão em andamento está “para além do necessário”. “Tanto a proposta metodológica como todo o processo aponta para uma abordagem complexa, que envolve participação da população, valorização da ciência e das equipes técnicas”, elogiou. A participação de Faccin abriu também a possibilidade da Defesa Civil regional ministrar um curso de formação aos integrantes do GT.
Conforme a chefe de gabinete da Seurb, Fabiane Fonseca, o trabalho do Grupo consiste na revisão de Protocolos, Planos de Contingência e, a partir daí, na atualização de um novo Plano de Resiliência Climática para Pelotas, que irá versar tanto sobre as ações de resposta quanto às medidas de proteção e educação ambiental. No momento, a equipe se dedica à revisão dos Protocolos (ações imediatas em situações de emergência), composto por 14 pontos. Na sequência, aos Planos de Contingência, que agrupa todos os protocolos e propõe respostas imediatas para os eventos climáticos.
De acordo com titular da Seurb, Otávio Peres, ao final do trabalho, antes de se tornar lei, o Plano de Resiliência Climática de Pelotas será submetido à população por meio de audiências públicas - a fim de aprofundar um diálogo que já ocorre com as comunidades a partir de experiências de campo tanto da Seurb como de outras pastas, como Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Defesa Civil (SMDC), Qualidade Ambiental (SQA), Assistência Social (SAS), entre outras. “No momento estamos em uma etapa inicial de formulação técnica, mas consideramos que a participação popular é fundamental para que a atualização do Plano de Resiliência do município seja, de fato, bem-sucedida”, disse.
Foto da capa: Divulgação/Seurb