Prefeitura apoia rodeio universitário estadual
Pelotas vai sediar a segunda etapa da primeira edição do Circuito Gaúcho de Rodeios Universitários nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Parque da Associação Rural (ARP). Hoje (27), à tarde, representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Gaúcha de Ginetes Universitários e a empresa de marketing do evento Promobrand apresentaram o projeto ao prefeito Fetter Júnior e solicitaram a participação da prefeitura.
A realização do Circuito é uma iniciativa das três entidades que pretendem, a partir de 2008, transformar os rodeios universitários que já ocorrem há 14 anos, em um grande evento anual e itinerante no Estado. Serão setes etapas classificatórias de março a setembro, começando por Uruguaiana nos dias 14, 15 e 16 de março, passando por Pelotas, Bagé, Santa Maria, Caxias e Passo Fundo. A final está marcada para os dias 6 e 7 de setembro, na Expointer.
Depois de apresentar um vídeo com todos os detalhes e programação, o diretor da Promobrand, Paulo Satt, além de levantar algumas demandas de apoio, convidou a prefeitura de Pelotas a estar presente nos três dias do evento. O prefeito Fetter Júnior elogiou o planejamento e assegurou interesse em participar. “É um evento muito bem organizado e a Prefeitura tem toda a disposição em participar. Vamos encaminhar as demandas às respectivas secretarias e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, disse Fetter. O secretário de Cultura, Mogar Xavier, ficou encarregado dos contatos, e garantiu que a prefeitura terá representação nas instalações da ARP e também vai dispor de infra-estrutura logística e divulgação.
Durante os três dias as atrações estarão divididas em gineteada universitária; provas de contrapunto (desafio entre universitários em três tipos de monta: basto aberto, basto oriental e pêlo); e ainda provas abertas de paleteada crioula e tiro de laço. Paralelo ao rodeio também acontece um workshop técnico desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com as universidades locais voltado para os produtores rurais com temas de interesse do setor primário. Para o último dia do evento, em Pelotas, está previsto um grande show musical de encerramento com César Oliveira e Rogério Melo.
O coordenador da Comissão Jovem da Farsul, Ramiro Brasil, explicou que a modificação do evento surgiu a partir dos movimentos culturais que nasceram dentro dos sindicatos rurais e grupos jovens. “Diante da demanda por um evento desse porte, resolvemos buscar parcerias comerciais para a execução e mais do que isso trabalhamos para tornar o Circuito de Rodeios, um evento sólido e anual”, detalhou.
Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens