
Dia 4 de outubro tem cinema no Largo do Mercado
Na noite de sábado (4), haverá uma sessão de cinema ao ar livre, gratuita e aberta ao público, no Largo do Mercado Central. A Prefeitura de Pelotas, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Comunicação (Secom), é apoiadora da exibição de estreia do longa-metragem pelotense “O Lado Obscuro da Luna”, escrito e dirigido por Pedro Fassa, realizado por sua produtora, Phantasia Audiovisual. A exibição começa às 20h30min. Haverá cadeiras para o público, mas quem puder deve levar cadeira de praia, para garantir o seu conforto.
Com classificação indicativa de 12 anos, devido à violência e linguagem forte, o filme aborda a adultização nas redes sociais e o potencial que estes espaços têm para gerar vícios.
“Decidimos estrear em uma sessão aberta porque é uma discussão que diz respeito a todos, extremamente relevante nos dias de hoje. Todo mundo tem um celular no bolso e isso tem seu lado bom e ruim, especialmente para as crianças, adolescentes e jovens adultos. Nosso filme busca retratar ambas as facetas”, diz Fassa.
Frames do filme. Crédito: Phantasia Audiovisual
O diretor de 25 anos é formado em Cinema & Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com pós-graduação pela New York Film Academy, de Nova Iorque/EUA. O “O Lado Obscuro da Luna” é seu primeiro longa, mas Fassa tem no currículo a direção de dois curtas: o premiado "Pelotas Fantástica", sobre a artista pelotense Fernanda Moreira; e "Amor", ambos produzidos na UFPel. O jovem também dirigiu a peça "Filth", montada em Nova Iorque e atuou em peças de teatro e curta-metragens.
Sinopse
“O canal infantil de sucesso internacional ‘Mundo de Luna’ sofre um fim mórbido quando a estrela mirim perde interesse pelo conteúdo. Cinco anos depois, um jovem influenciador revisita o que aconteceu por trás das câmeras, enquanto lida com um irônico vício e esconde o seu envolvimento no caso."

Arte de Isabele Scherdien
Ficha Técnica
A jovem atriz Lis Neuwald interpreta a protagonista Luna, uma influencer mirim. O elenco também traz João Dolinski, Lisiani Rotta, Alfredo Tillmann e Dhiule Volz. A equipe técnica conta com Alice Gastaldon e Lorenzo Lenz no departamento de câmera; May Pagliuso como designer de produção; Isabele Scherdien na identidade visual da campanha publicitária do filme; Renan Sosa e Felipe Bunilha assinam a trilha sonora e Tabata Gastal e a cineasta veterana Ana Carril, a produção executiva. O filme teve apoio das empresas Camaleão Fantasias e Cannil Lanches.
O longa tem previsão de sessões em Canguçu, São Lourenço do Sul e Rio Grande. Assista o trailer aqui.