Pessoas estão se passando por servidores municipais e cobrando pelo serviço que é realizado gratuitamente pela Secretaria de Qualidade Ambiental

Prefeitura alerta sobre o serviço de podas e supressões

Pessoas estão se passando por servidores municipais e cobrando pelo serviço que é realizado gratuitamente pela Secretaria de Qualidade Ambiental
Por Kerolin Lulhier 26-03-2021 | 18:54:27
Tags: corte de árvore gratuito, poda e supressão, árvores, qualidade ambiental

Pessoas sem autorização da Prefeitura estão cobrando pelo serviço de poda e supressão de árvores em Pelotas. Quem alerta é a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), que recebeu, na última semana, denúncias de que profissionais não autorizados estariam oferecendo o trabalho mediante pagamento. No entanto, essas ações são realizadas, gratuitamente, pelos servidores do Município em vias públicas. 

Caso o cidadão precise da poda ou supressão de algum exemplar arbóreo, em espaços públicos, deverá entrar em contato com a Secretaria, que encaminhará equipe técnica para avaliar a espécie e apresentar laudo que autoriza, ou não, a manutenção da árvore. Nesse caso, o manejo é realizado por equipes da SQA. 

No caso de espaços privados, as equipes da Secretaria realizam a inspeção, e emitem, ou não, a declaração que autoriza o manejo da espécie arbórea em questão. Nesse contexto, quem arca com os custos da poda ou supressão é o proprietário do espaço, que deverá contatar um estabelecimento autorizado para realizar o serviço.

Saiba como solicitar o serviço

A avaliação do tipo de árvore, a ser realizada por técnicos da área ambiental vinculados à Secretaria de Qualidade Ambiental, deve ser solicitada por meio da Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, ou pelo site (clique aqui). O pedido também pode ser encaminhado pelas redes sociais oficiais do Município ou pelo WhatsPel.

Como identificar um servidor

Todos os servidores da Secretaria de Qualidade Ambiental, autorizados a realizar o serviço de inspeção em árvores, comparecem ao local solicitado em veículo oficial, com identificação da Prefeitura de Pelotas. 

O Município lembra que os servidores não realizam nenhum tipo de cobrança pelos serviços prestados.

Diferença entre poda e supressão

Muitas pessoas acreditam que poda e supressão de árvores é a mesma coisa. Antes de fazer a solicitação para um desses serviços, entenda o que cada um significa:

* poda - ação de retirar galhos que atrapalhem o fluxo do espaço próximo à árvore;

* supressão - ato de retirar a espécie arbórea por completo do seu lugar, abrindo espaço naquele local. Todas as partes da árvore são removidas.

Notícias Relacionadas

Prefeitura inicia construção de corredores verdes da cidade

Prefeitura inicia construção de corredores verdes da cidade

Juventude do Bioma Pampa se reúne em Pelotas

Juventude do Bioma Pampa se reúne em Pelotas

Pelotas realiza evento preparatório para a COP30

Pelotas realiza evento preparatório para a COP30

Jovens podem se inscrever para evento preparatório da COP30

Jovens podem se inscrever para evento preparatório da COP30