
Juventude do Bioma Pampa se reúne em Pelotas
"Preservar o Pampa é preservar a nossa identidade e garantir água e vida para as próximas gerações.” Com essa reflexão, o prefeito Fernando Marroni deu as boas-vindas aos participantes da Plenária da Juventude do Bioma Pampa, realizada nesta segunda-feira (14) em Pelotas. O evento é parte de uma série nacional de encontros que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, marcada para novembro, no Brasil.
Pelotas foi escolhida para sediar a plenária por estar localizada no coração de um dos biomas mais singulares e menos reconhecidos do país. O Pampa ocupa 60% do território gaúcho, estendendo-se também por áreas da Argentina e do Uruguai. Mesmo sendo berço de uma rica biodiversidade, das águas doces e da cultura dos povos do Sul, o bioma ainda não conta com as garantias constitucionais asseguradas a outros, como a Amazônia ou a Mata Atlântica, contextualizou o prefeito aos jovens participantes da plenária.
Jovens de diferentes municípios se reuniram para debater caminhos possíveis, refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e redigir propostas concretas que serão levadas à COP 30.
“Já não estamos apenas diante de uma mudança climática, mas vivendo uma emergência climática. O Rio Grande do Sul sofre há três anos com secas extremas, chuvas intensas, vendavais. Não podemos mais esperar. É hora de agir e os jovens têm papel decisivo nessa mobilização”, afirmou Marroni em sua fala.

Prefeito Marroni abriu a plenária preparatória da COP 30, no auditório do Sicredi em Pelotas. Fotos: Volmer Perez
Com oficinas, rodas de conversa e uma trilha ecológica guiada, a programação segue até terça-feira (15). Durante a visita a campo, organizada pela equipe do projeto Biodiversidade CaVG, os participantes percorrem um trajeto de 1,6 km por áreas que revelam a diversidade do bioma como campos nativos, planícies alagadas e matas ciliares. A experiência oferece uma imersão na paisagem e na vida que o Pampa abriga e que precisa ser protegida.
A Plenária da Juventude do Bioma Pampa é promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria e do Conselho Nacional da Juventude, com apoio do Governo do Estado, Unicef e com organização local da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
A plenária contou com a presença de representantes de diferentes esferas de governo e instituições envolvidas na agenda climática e nas políticas de juventude. Estiveram presentes: Munyk Nogueira, representando o Conselho Nacional de Juventude; Matheus Cruz, representando a reitora da Universidade Federal de Pelotas; Mikaelle Farias, representando a Campeã de Juventude da COP 30; Anderson Pavin Neto, diretor do Departamento de Políticas para Juventude, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel; Maurício Martins, diretor do Departamento de Políticas para Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Márcio Souza, secretário municipal de Qualidade Ambiental; e Lucas Pretti, da Secretaria Nacional de Juventude.