ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura alerta para importância da imunização contra Influenza

O aumento no número de casos de síndromes respiratórias ressalta a necessidade da manutenção dos cuidados com a saúde

Por Larissa Bruno 31-01-2022 | 12:50:06

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chama atenção da população para o número de casos de síndromes respiratórias em Pelotas, devido à baixa cobertura na Campanha Nacional de Vacinação da Gripe de 2021. Durante o mês de janeiro de 2022, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou 13 casos de Influenza A, no Rio Grande do Sul, e emitiu alerta aos municípios - entre eles Pelotas - sobre a circulação desse vírus.

Desta forma, a vacinação contra a gripe na cidade continua disponível em diversos locais, como no Trailer da Vacina e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para todas as faixas etárias, principalmente aos grupos de risco (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e crianças), que não foram imunizadas no ano passado. A vacina aplicada nesta campanha é a do tipo trivalente, que protege de três cepas que estão em circulação: H1N1; H3N2 e B (victoria). O objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e agravamentos devido à doença.

Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica da SMS, Aline Machado da Silva, a gripe sazonal (influenza) ainda é uma preocupação neste momento. 

“A imunização continua sendo extremamente importante para a proteção do nosso organismo, visto que vivemos uma pandemia de um vírus respiratório, e diminuir a incidência de casos de Influenza, facilita no diagnóstico mais preciso para a Covid-19. Nossa meta é atingir pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus”, afirmou.

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas para o público adulto podem ser aplicadas no mesmo dia. Portanto, não é mais preciso aguardar o intervalo entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. Para o público infantil, entretanto, a vacina que protege do coronavírus não deve ser administrada de forma concomitante a outros imunizantes, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.

Confira os locais e horários onde a vacina contra a gripe está disponível

- De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - das 8h30min às 11h – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindóia e Porto - das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal - das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17 às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9 às 17h, com intervalo de 30 minutos ao meio-dia

- Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório - das 10 às 15h.

Quais documentos apresentar

Para tomar a vacina, a pessoa deve apresentar documento de identidade e CPF ou cartão SUS. Já a carteira de vacinação é opcional, mas é importante para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal.

Caso a pessoa apresente algum sintoma gripal, a SMS recomenda o adiamento da vacinação contra a Influenza, até a recuperação clínica total e, ao menos, um período de quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas após o diagnóstico positivo para o coronavírus em pessoas assintomáticas.

Disseminação do vírus pode aumentar internações

Segundo Aline, a Influenza é uma doença viral aguda, com alta capacidade de transmissão, que afeta o sistema respiratório e pode provocar febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Além disso, pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e ao óbito em casos extremos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a gripe é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e mortes por Influenza e que os serviços de saúde sejam sobrecarregados com pessoas infectadas com a doença. A vacinação também tem como objetivo minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Tags

coronavírus, vacinação, influenza, gripe

Carregando 0%
Carregando 0%