
Prefeita recebe encaminhamento do Simers
A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida, através de videoconferência, com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na terça-feira (3), para receber um encaminhamento solicitando aumento da segurança aos médicos nos hospitais de Pelotas. A reunião teve como assunto principal a agressão sofrida por uma médica obstetra no Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel).
“Eu ainda não recebi nada oficial, estou me informando sobre o caso pela imprensa. É um fato, realmente, preocupante, mas este episódio vem servindo como um alerta, para que as pessoas tenham consciência e pensem um pouco antes de se alterar, especialmente durante este momento em que vivemos”, afirmou Paula.

Paula conversou com equipe do sindicato - Foto: Rodrigo Chagas
Uma das sugestões apresentadas pelo Sindicato é de que o acompanhante da grávida só esteja apto a assistir ao parto se tiver acompanhado, pelo menos, quatro consultas do pré-natal e a analgesia no parto normal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A chefe do Executivo explicou que o Município segue protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, mas que as alternativas beneficiariam a gestante. “Sugiro que vocês falem como o Ministério da Saúde para que eles analisem a mudança de protocolo”, destacou a prefeita.
Estiveram presentes o diretor do interior do Simers, Fernando Uberti Machado, e a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini.