ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeita participa de entrega de certificados do projeto Remar

Cerimônia realizada às margens do Arroio Pelotas recebeu os novos alunos e recursos para continuidade do projeto

Por Micael Carvalho 14-05-2022 | 17:36:18

com colaboração de Marina Amaral

Na manhã deste sábado (14), a prefeita Paula Mascarenhas participou da solenidade organizada pelo projeto Remar Para o Futuro, da Prefeitura de Pelotas. O encontro marcou a chegada dos novos alunos, a premiação para os atletas do projeto e o repasse oficial de uma emenda parlamentar do deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB).

Fotos: Rodrigo Chagas
“Esse é um projeto que orgulha demais a comunidade de Pelotas. Uma parceria da Prefeitura, que fez com que surgissem tantos talentos e grandes atletas, inclusive muitos fazendo parte da seleção brasileira. Como o próprio nome já diz, essa é uma iniciativa de futuro, que cria cidadania e oportunidades para jovens da rede pública de ensino. Vamos seguir focando nisso, juntos em um mesmo objetivo”, destacou a chefe do executivo.

Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, uma emenda parlamentar do deputado federal, Daniel Trzeciak, foi repassada ao projeto. O recurso, no valor de R$25mil reais, deve garantir a continuidade do Remar para o Futuro. “Vamos continuar acreditando no esporte. Vamos seguir trabalhando e investindo no futuro desses jovens aqui da nossa cidade”, comentou o parlamentar.

Além da recepção dos novos alunos, oriundos do Colégio Municipal Pelotense, foram entregues aos atletas certificados referentes ao Campeonato Sul-Americano de Remo e ao Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos 2022. Ainda de acordo com a organização do projeto, uma nova iniciativa em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), deve ser lançada esse ano, ligando o projeto a aspectos de cunho cultural e ambiental.

Também estiveram presentes no encontro o deputado estadual, Luiz Henrique Viana (PSDB) e o vereador, Paulo Coitinho (Cidadania), o coordenador geral do projeto Fabrício Boscolo Del Vechio, da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel) e a presidente do Clube Centro Portugûes 1º de Dezembro, Maria Regina Freitas.

Atletas conquistam títulos nacionais

A equipe de Remo do projeto da Prefeitura esteve em São Paulo para a competição Troféu Brasil de Remo, que definiu os remadores mais rápidos do país. Atletas do Remar para o Futuro subiram ao pódio em três das quatro categorias em disputa, tendo, ainda, um pódio duplo. Os barcos são definidos na categoria absoluta, também chamada de aberta, e atletas de todas as categorias competem, sendo separados apenas por gênero e se enfrentando em duas classes de barcos, individual e duplo.

No barco Dois Sem Feminino Aberto, Shaiane Ucker e Mariana Macedo, que foram campeãs Sul Americanas em 2020 e bronze no Sul Americano 2022, conquistaram a segunda colocação e dividiram o pódio com Ana Júlia, de 17 anos, estudante do Colégio Municipal Pelotense, que alcançou o bronze com sua companheira de barco.

“Foi a primeira vez na história da competição que um barco formado por atletas juniores feminino chegam ao pódio na categoria aberta. Ainda na mesma prova, as atletas Evelen Cardoso e Maria Fuhrmann, de Pelotas, ficaram com a sexta colocação geral” pontuou Oguener Tissot.

Já no Single Skiff a atleta Helen Belony, também do Colégio Pelotense conquistou a primeira colocação na Final B do Single Skiff, ficando com a sétima colocação geral. 

No masculino, Piedro Xavier foi vice-campeão no Single Skiff na categoria aberto, concorrendo com competidores da categoria sênior. No barco Dois Sem, masculino aberto, o Robson Radmann, 19 anos, também conquistou o bronze com seu companheiro de equipe, Facundo Mezquita, remanescente do projeto, ficando com a quarta colocação geral na competição.                         

Resultados positivos também no Campeonato de Barcos Curtos

Os atletas do Remar para o Futuro também participaram, em São Paulo, das finais do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2022. Conforme explicou o treinador da equipe, Oguener, nessa competição, considerando que são definidos os atletas mais rápidos do país em provas com atletas da mesma categoria competindo entre si, os jovens do projeto e demais atletas pelotenses formados pelo mesmo, alcançaram ainda maior destaque.

Confira os resultados:

Ouro - Ana Júlia Ferreira - Dois Sem Júnior

Ouro - Piedro Xavier - Single Skiff U23

Ouro - Shaiane Ucker - Dois Sem U23 

Ouro - Mariana Macedo - Dois Sem U23 

Prata - Brenda Madruga - Single Skiff Júnior B 

Prata - Helen Belony - Single Skiff Júnior A  

Prata - Helen Belony - Single Skiff U23

Prata - Maria Fuhrmann - Dois Sem U23   

Prata - Evelen Cardoso - Dois Sem U23 

Prata - Facundo Mezquita - Sem U23

Bronze - Shaiane Ucker - Dois Sem Sênior

Bronze - Mariana Macedo - Dois Sem Sênior 

Bronze - Robson Radmann - Dois Sem U23

Quarto lugar - Evelen Cardoso - Dois Sem Sênior     

Quarto lugar - Maria Fuhrmann - Dois Sem Sênior 

Quarto lugar - Facundo Mezquita - Dois Sem Sênior     

Quinto lugar - Robson Radman - Dois Sem Sênior    

Projeto é referência no país

O Remar para o Futuro faz parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, e é realizado pela Prefeitura, Academia de Remo Tissot, clubes Centro Português e Flamengo, e tem a coordenação geral do professor da Universidade Federal de Pelotas, Fabrício Boscolo e como treinador e coordenador técnico, Oguener Tissot. A iniciativa conta com uma equipe de preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentista, traumatologista e professora de yoga.

Os treinos ocorrem nas instalações do clube Centro Português para a categoria Júnior. Já os atletas do Sub23 residem no Rio de Janeiro ou estão em transição para a cidade, representando o Clube de Regatas do Flamengo. Atualmente, mais de 50% da seleção brasileira de remo, de categorias de base, é composta por atletas pelotenses formados pelo Remar. Os jovens e o treinador já participaram de campeonatos sul-americanos e mundiais.

Gratuito e direcionado para estudantes da rede municipal de ensino, o projeto está realizando novo processo de seleção para o ingresso de jovens entre 13 e 15 anos de idade. Interessados devem entrar em contato pelo whatsapp (53) 98142-7174 ou (53) 98102-4868.

Tags

remar para o futuro, esporte, certificados, emenda parlamentar

Carregando 0%
Carregando 0%